Crepúsculo dos ídolos || Friedrich Nietzsche

Outros Gêneros Resenhas

Crepúsculo dos ídolos || Friedrich Nietzsche

Crepúsculo dos ídolos, Friedrich Nietzsche, Coleção Clássicos de Ouro,  Editora Nova Fronteira.

Vocês costumam ler filósofos? Já leram Nietzsche? Eu não havia lido ainda, eu sabia pouca coisa, seus aforismos, como: 

“O que não me faz morrer me torna mais forte.” 

“Ajuda a ti mesmo; e então todos te ajudarão. Princípio do amor ao próximo.” 

“De uma vez por todas, há muitas coisas que não quero absolutamente saber. — A sabedoria traça limites mesmo ao conhecimento.” 

Li o Crepúsculo dos ídolos e foi uma leitura interessante, na maior parte do tempo. Nietzsche faz crítica a todos e a tudo. Poupa poucos. 

Ele critica outros filósofos, a religião, o casamento, a universidade, a dialética, a moral. 

Nietzsche se autodetermina imoralista. Ele preza pelo o que chama de instinto. Para ele, a moral, a religião matam o instinto. 

“A Igreja combate as paixões através do método da extirpação radical; seu sistema, seu tratamento, é a castração.”

“… nós, os imoralistas, trabalhamos com todas as nossas forças para conseguir que desapareça mais uma vez do mundo a ideia da culpabilidade e do castigo, com o pecado e o castigo…”

Crepúsculo dos ídolos é considerado tanto um livro introdutório quanto uma síntese da obra de Nietzsche. Então, se você está pensando em ler a obra do autor, esse livro é o mais indicado para iniciantes. 

É um livro curto, com 125 páginas, com introdução de Geir Campos. 

Como já disse, foi uma leitura que eu gostei por causa dos temas abordados. Tem críticas pertinentes, que fazem a gente refletir. Mas eu admito que algumas coisas eu não apreendi completamente. 

Um ponto que fez eu torcer o nariz é que Nietzsche é misógino. Ao longo do livro a gente vai percebendo o desprezo quando ele se refere às mulheres. 

Nietzsche não é nada humilde. Um eco nas alturas. Eu terminei o livro e pensei: só queria a autoestima de Nietzsche. 

Crepúsculo dos ídolos faz parte da Coleção Clássicos de Ouro da Editora Nova Fronteira. Vocês conhecem? São vários títulos publicados nesta coleção. Vocês vão me ver falando deles, pois sou parceira da editora. 

Ficou interessada no livro? Saiba que você pode comprá-lo com 30% de desconto no site Play Livros. Basta você usar o código ouro30. Ache o link aqui 

About the author
Literamaníaca, seriemaníaca. Mãe de dois Dragões. Em metamorfose. Rezo para os deuses novos e antigos. Minhas jornadas são nas estrelas. A força está comigo. Não sei se tudo isso é verdade, só sei que foi assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *