O silêncio dos inocentes || Thomas Harris

Clube de Leitura Resenhas Terror

O silêncio dos inocentes || Thomas Harris

O silêncio dos inocentes e Psicose são obras que buscaram inspiração no assassino serial Ed Gein, por isso resolvi ler as duas, uma seguida da outra, para observar bem o que cada autor pegou do serial real para o ficcional. 

Em Psicose são mais nítidos os elementos/características do serial real, como a obsessão de Norman Bates pela mãe. Já em O silêncio dos inocentes, os elementos aparecem mais no segundo serial, Buffalo Bill. Por exemplo, se vestir de trajes feminino. 

Em O silêncio dos inocentes, Clarice Starling, uma jovem agente do FBI, é encarregada de interrogar o Dr. Hannibal Lecter, com intenção de que ele coopere e, assim, dê pistas sobre um outro serial killer, chamado Buffalo Bill. 

No passado, o Dr. Lecter foi um psiquiatra famoso, recebeu prêmios “pela excelência em pesquisas na área da Psiquiatria.”

Hannibal é um assassino canibal – brilhante e sábio 

Demoníaco e selvagem, ataca sempre que tem oportunidade.

 

Não preciso nem dizer que esta foi uma excelente leitura. O silêncio dos inocentes é muito bom porque tem uma mulher inteligente de protagonista, enfrentando o machismo da profissão. Clarice Starling é uma mulher determinada. 

Tem dois assassinos seriais insanos. Tem perfil psicológico por meio de pistas ao longo da narrativa. Não é uma história de ação e reviravolta. 

O Dr. Lecter se torna o ajudante da Clarice Starling. É impressionante a força da presença dele em toda a obra. Ele é culto e inteligente, mas também é pura maldade. 

Para mim, o que mais me deixou horrorizada não é pensar no canibalismo, mas na forma como Lecter alimenta sua mente doentia. Ele sente prazer com os conflitos internos de Clarice. Ele é manipulador. “Pode acreditar, você não vai querer Hannibal Lecter dentro da sua cabeça.”

E por último, vale destacar outro personagem asqueroso, o Dr. Chilton, diretor do hospital psiquiátrico para criminosos com transtornos mentais, onde Lecter está detido. Dr. Chilton é medíocre, desonesto e assediador. 

Eu já assisti todos os filmes da série, mas esse é o primeiro livro que eu leio. Pretendo ler todos. O problema é que estão fora de catálogo. 

Vocês já leram esse livro? E o filme, já assistiram? Das adaptações, O silêncio dos inocentes foi a mais bem sucedida. Para quem não conhece, a série dos livros com o famoso serial canibal são:

Dragão Vermelho 

O Silêncio dos Inocentes

Hannibal

Hannibal, A Origem do Mal

Leitura realizado no Clube Vertentes do Mal. Para saber mais sobre o Clube, acesse o link

About the author
Literamaníaca, seriemaníaca. Mãe de dois Dragões. Em metamorfose. Rezo para os deuses novos e antigos. Minhas jornadas são nas estrelas. A força está comigo. Não sei se tudo isso é verdade, só sei que foi assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *