A Rainha do nada é o último livro da trilogia O povo do ar, Holly Black, Galera Recod. Finalmente eu pude saber o que aconteceu com Jude depois que ela foi exilada para o mundo humano.
Se você ainda não leu as resenhas dos dois primeiros livros, por favor leia! O príncipe cruel e O Rei perverso
Essa é uma fantasia young adult com todos os elementos para conquistar público alvo. Tem romance, daqueles que começam tipo gato e rato, tem aventuras e intrigas e traições palacianas.
Para mim, o que mais se destaca nessa história é que há uma jovem humana, vivendo no mundo das fadas, que arquiteta um plano de poder.
Então eu fiquei um pouco desapontada porque a volta de Jude para o reino das fadas não foi planejada por ela.
Jude não é uma personagem de ficar esperando. Ela faz as coisas acontecerem, na maioria das vezes, de forma até questionável.
Jude é imperfeita, mas ela também reflete sobre seus atos. E isso é muito legal numa obra, porque faz o leitor refletir sobre questões éticas.
Talvez o fato de eu ter torcido o nariz para o caminho escolhido pela a autora em relação à volta de Jude é que eu não suporte a irmã gêmea dela, Taryn
Bom, mas vamos falar dos pontos positivos. Cardan foi um personagem que cresceu muito ao longo dos livros. Passou de jovenzinho mimado e cruel a rei sábio e generoso.
Na passada de pano para as ações dele do passado não podia faltar a culpa materna. Sim, sim mais um ponto para se refletir. Está na hora dos autores acharem outras fontes culpáveis.
O inimigo final já era esperado desde o primeiro livro, único à altura de Jude.
É interessante ver que Jude o tempo todo faz reflexões sobre a seu pai, o homem que a criou, que a ensinou tudo sobre lutas e estratégias de guerra, mas que também é o assassino dos seus pais biológicos.
Vamos falar da capa? Quando eu vi a primeira vez fiquei imaginando onde entraria essa serpente e o gelo. Fiquei feliz com a resposta. Faz parte da reviravolta, que está na dose certa. E Jude, como sempre, salvando o dia.
Você já leu essa trilogia? Se não, pretende ler? Eu indico para os fãs de ACOTAR. Acho a escrita da Holly Black muito agradável.
