3 motivos para ler Vitorianas Macabras | DarkSide

por Nilda de Souza

Ler Vitorianas Macabras foi uma experiência incrivelmente tenebrosa, por isso gostaria que todos vocês lessem. Então enumerei três motivos pelos quais todos deveriam ler esse livro. 

1- Contos de autoras do século XIX⁣

⁣Vitorianas Macabras é uma antologia com 13 contos que foram escritos por mulheres que tiveram protagonismo na Era Vitoriana, ainda que fossem tempos extremamente opressivos para as mulheres. Essas 13 mulheres desafiaram o patriarcado.

Nesse período, as mulheres estavam lutando pela emancipação e direito ao voto. Vale ressaltar que nem todas as escritoras desta antologia foram engajadas, sufragistas, porém cada uma, à sua maneira, desafiaram o sistema. Tem contos de mulher editora, egiptologista, crítica literária.

Os contos desta antologia são referências para autores contemporâneos. O conto A prece, da sufragista Violet Hunt, um dos mais interessantes, pode ter sido fonte de inspiração para Stephen King para escrever O cemitério. A grande verdade é que os contos devem ser lidos pelo valor literário e histórico eles têm. ⁣

 

2- A Era Vitoriana – fonte de inspiração

A Era Vitoriana tem sido inspiração constante para romances, contos, filmes, moda, arquitetura, etc. É denominado Era vitoriana o período em que a rainha Alexandrina Vitória (1819-1901) esteve no trono do Reino Unido da Grã-Bretanha.  A Era Vitoriana foi uma época paradoxal. Por um lado o império britânico se solidificou, com o auge da Revolução Industrial, por outro, produziu uma legião de miseráveis. A sociedade estava mergulhado no conservadorismo, mas ao mesmo tempo que a ciência se desenvolvia. Também foi uma época marcada pela obsessão pela morte e o culto ao falecido. A própria rainha Vitória, depois da morte do marido, manteve luto até o fim da vida.⁣


3- Conteúdos extras – introdução, imagens, pôsteres de filmes

⁣Vitorianas Macabras, além dos contos, tem uma introdução da Marcia Heloisa, em que apresenta o conteúdo do livro, falando um pouco da Era Vitoriana, da importância, para a literatura, dos treze selecionados e fala também da vida da rainha Vitória.

Veja também

Deixe um comentário