O enigma do outro mundo || John W. Campbell

por Nilda de Souza

O enigma do outro mundo, de John W. Campbell, Editora Diário Macabro, é uma história que mescla ficção científica e terror, indispensável para quem curte os gêneros.

A narrativa é sobre um grupo de cientistas que estão na Antártida, que faz uma descoberta que pode revolucionar o mundo. Congelada há milhares de anos, uma espaçonave e junto dela um ser de aparência horrenda, com três olhos que, mesmo congelado, expressa muito ódio. 

Como vocês podem imaginar, essa descoberta se torna o pesadelo da equipe. Assim que a criatura descongela, coisa estranhas começam acontecer. O ser tem poderes inimagináveis. Enquanto o grupo tenta descobrir uma forma de controlar ou eliminar a criatura, mortes começam a acontecer. Ninguém mais confia no outro. O inimigo pode ser qualquer um.

Um inimigo invisível

O mais legal de O enigma do outro mundo é a dúvida que paira sobre todos. E o terror ocorre justamente porque não tem como saber quem é o inimigo. O grupo levanta hipótese sobre o por quê de monstro de outro mundo ter vindo para Terra, e o que teria acontecido para a nave ter sido congelada. Essa parte é muito interessante para quem curte ficção científica.

O poder do monstro é impressionante e difícil de se combater. Ele pode assumir a forma das vítimas, ele poder ler a mente e influenciar por meio dos sonhos. Eu fiquei a história toda tentando descobrir quais dos personagens o monstro tinha assumida a forma. E fiquei tensa nessa hora. Fora que o final eu fiquei em dúvida. Será?

O enigma do outro mundo foi uma leitura rápida e prazerosa. É uma história curta, por ser uma novela, com linguagem que, no início, parece um tanto quanto técnica, mas logo fui me ambientando quanto aos termos.

O enigma do outro mundo foi publicado em 1938. Já teve três adaptações, em 1951, 1982 e 2011. Eu vi as duas últimas. Gostei mais da adaptação de 1982, que tem o mesmo título desse livro e está disponível na Netflix. 

A edição da Diário Macabro é capa dura e simples, com ilustrações dos personagens no final.

 

Veja também

Deixe um comentário