Seres mágicos e histórias sombrias | Neil Gaiman e Al Sarrantonio

por Nilda de Souza

Seres mágicos e histórias sombrias foi o último livro que li em 2019. E como ele é uma coletânea de contos optei por não segui a ordem natural leitura – início-fim. O bom livros de contos é podemos fazer isso, criar sua própria rota de leitura

Primeiro eu li o conto de Neil Gaiman, “A verdade é uma caverna escura”, pois nunca tinha lida nada do autor, por isso estava ansiosa para saber como ele escreve. E posso afirmar que é um dos melhores contos dessa coletânea. A narrativa e instigante, a linguagem contribui para a tensão da narrativa, os personagens são sombrios, com um passado que faz o leitor querer muito mais que um conto. Eu já quero ler o livro.

O segundo conto lido foi o de Al Sarrantonio – “O culto do nariz”. Sarrantonio é o organizador da coletânea, junto com Gaiman. Eu gostei do conto. A narrativa é obscura, com um ótimo desfecho. Fiquei com vontade de ler mais obras do autor.

Depois dos dois contos, resolvi ler os contos das mulheres. Iniciei com “Figuras Fósseis”, de Joyce Carol Oates. Um conto muito bom, que me chamou atenção trazer personagens gêmeos. Eu sempre fico curiosa com histórias com gêmeos. Eu tenho gêmeos, então… “Pesos e medidas” de Jodi Pucoult é um conto sobre luto, um tema que me agrada, mas não curti muito a forma como foi abordado aqui. Acho que eu criei expectativa de que conto seria mais insólito, mais perturbador.

E como não tem como eu falar de todos os contos aqui, pois o texto ficaria enorme, já que são 27 contos, vou falar só mais de um e, espero assim, convencer você de ler esse livro. Leiam Seres mágicos e histórias sombrias, é sério.

O conto é “O diabo na escada”, de Joe Hill. Quando eu folheava o livro, o conto do Hill me chamou atenção por causa do estilo, que lembra poesia concreta. Ao ler o conto a gente entende o motivo, que tem tudo a ver com a história. Você precisa ler. Já sou fã de Joe Hill desde Amaldiçoado e Nosferatu, que é meu preferido.
Gente, leia esse livro. Tem vários contos maravilhosos, de autores consagrados, outros nem tanto, como geralmente acontece em livros de conto.

E a introdução de Neil Gaiman é maravilhosa. “Só quatro palavras: O que aconteceu depois?” Agora toda vez que leio um livro eu me faço essa pergunta.

Veja também

8 comentários

Larissa Dutra janeiro 14, 2020 - 1:46 pm

Olá, tudo bem? Que edição mais linda! Estou muito curiosa para ler esse livro, principalmente depois de ler tua resenha; os contos parecem ser realmente incríveis. Adorei a resenha!

Beijos,
Duas Livreiras

Reply
Kênia Cândido janeiro 15, 2020 - 12:28 am

Oi Nilda.

Sua resenha foi uma surpresa pra mim, pois não imaginava que tinha 27 contos no livro. Já adicionei essa maravilha na lista de desejados pois parece ser uma edição incrível e adoro ler contos. Parabéns pela resenha.

Bjos

Reply
Yvens Castro janeiro 15, 2020 - 7:03 am

Olá, Nilda!

Eu demorei a perceber que esse livro conta com a presença do Neil Gaiman e olha que curto o autor, mas é que não acompanho mais os lançamentos/publicações da Darkside Books, apenas de vez em quando compro algo que já está estabelecido no mercado. Gostei da sua resenha e gostei ainda mais de saber que é um livro de contos.
Abraço!

Reply
Fernanda Santos Barroso janeiro 21, 2020 - 11:34 pm

Olá!
Eu tenho me apaixonado por livros de contos justamente por conta dessa flexibilidade e oportunidade de conhecer histórias de tantos autores ao mesmo tempo sobre um “mesmo tema”. Adorei a dica e já anotei aqui pra poder conferir.

Reply
Debyh janeiro 23, 2020 - 6:46 pm

Olá,
Eu gosto de contos, ainda mais sendo de terror. Não conhecia a edição e mesmo achando a capa bem comum para esse tipo de livro eu sei que por dentro a edição deve estar bem lindosa, já que os poucos livros que tenho da darkside são bem bonitos.
Ótima indicação!

Reply
Andy janeiro 26, 2020 - 1:01 am

Oi!

Eu já havia visto a capa dessa obra e gostei de -finalmente- saber um pouco mais desse livro. Gosto de livros de contos com diversos autores pois sempre acabo conhecendo um que vale a pena acompanhar todos os trabalhos. Não conheço a escrita dos autores que integram essa obra, então obrigada por me apresenta-la!

Abraços,
Andy – StarBooks

Reply
Lilian de Souza Farias fevereiro 1, 2020 - 11:15 am

Olá, Nilda. Raramente compro um livro da editora por ter me decepcionado, mas como é uma indicação e resenha sua, sinto-me confortável em comprar e embarcar nessa leitura. Outra coisa, amo ler contos, só nunca tive a experiência de ler um livro de contos fora da ordem. Gostei

Reply
Beatriz Andrade fevereiro 5, 2020 - 11:07 pm

Oi, Nilda! Adorei essa ideia de ler livros de contos sem uma ordem certa, eu acabo sempre lendo na ordem em que eles estão mesmo, mas gostei da sua ideia. Eu acho a capa desse livro linda e tenho a maior curiosidade com ele

Reply

Deixe um comentário