5 motivos para ler It A Coisa | Stephen King

por Nilda de Souza

It: A Coisa entrou para o meu top 5 de livros preferidos de King. E eu vim contar os cinco motivos que fizeram com que ele entra para essa lista. 

  1. It: A Coisa é uma história sobre amizade. Se você, leitor, mantém amigos de infância, ou do na início da adolescência sabe que os sentimentos compartilhados nesse período da vida são especiais, com toque de divino. Em It, sete amigos – Bill, Beverly, Ritchie, Eddie, Mike, Ben, Stanley – se unem não só para enfrentar a Coisa, mas também porque têm algo em comum, são os chamados de “os perdedores”, crianças que têm de problemas parecidos, são estigmatizados: o negro, o gago, o gordo, o judeu, a menina não feminina. 
  2. O segundo motivo está intimamente ligado ao primeiro. It aborda vários temas, os que mais me tocaram foram: racismo, homofobia, abuso sexual, gordofobia, pais tóxicos.
  3. It traz uma personagem feminina inteligente, forte, carismática e que tem tanta importância quantos os personagens masculinos. A Bev criança é uma personagem que merece o meu, o seu carinho. Queria protegê-la daquele pai monstro. A história de vida dela, com o pai abusivo e mãe negligente, me toca profundamente. A Bev adulta, ainda carregando os traumas da infância, merece empatia de todas as mulheres.
  4. A estrutura narrativa de It: A Coisa me fascina, pois amo história não lineares. Em  It: A Coisa os tempos narrativos mesclam a infância dos personagens (anos 1950) com vida adulta (anos 1980), com interlúdios que volta no tempo para contar o passado de Derry e da Coisa. Essa estrutura deixa a história mais interessante e cria tensão, com deslizes, é claro. King, às vezes se afasta da história principal e foca em fatos não tão interessante e isso irrita, mas nada que comprometa a leitura.
  5. O mal que habita um lugar, mas que a gente fica em dúvidas até que ponto este mal é maior do que o mal do próprio ser humano. O ser humano pode ser mais cruel do que qualquer entidade maligna? Acho que de certa forma It responder essa pergunta. O mal de Derry são seus moradores. A Coisa só achou ali um local farto para se alimentar. King é ótimo para fazem a gente prestar atenção nos males do cotidiano. O que pode ser mais aterrorizante do que a morte por homofobia? Feminicídio? Pedófila?

Mas também há um motivo que faz com que e It: A coisa nunca chegue ao primeiro lugar dessa lista. Estou falando da cena problemática e desnecessária que me fez revirar o estômago. Preciso deixar registrado meu repúdio à cena sexual envolvendo os sete personagens.  Foi uma cena para chocar e extremamente desnecessária. O pacto de sangue era suficiente para manter os setes amigos ligados para sempre.

Veja também

2 comentários

Bianca Ribeiro novembro 2, 2019 - 4:41 pm

Eu li It faz um bom tepo, li ele um pouco antes do filme ser lançado (It parte 1), eu nem tinha blog nem nada, foi um dos meus primeiros livros do King! Foi ele que me fez ficar apaixonada pelo king!
Adorei os seus motivos, são muito pertinentes mesmo. ah, a cena que você falou no fim do post, foi uma cena que me chocou até a alma, eu acho que nunca li uma coisa tão pesada, só essa cena me remeteu muito ao conto da aia, real oficial hahahahahahahahah amei suas fotos!

Reply
PS Amo Leitura novembro 5, 2019 - 6:46 am

Confesso que o tamanho de It deixa qualquer um assustado hahaha mas seus motivos foram ótimos. Só pelo o que você apresentou, eu começaria a ler agora! Achei ótimo saber sobre a personagem forte, pois não imaginava como a narrativa desse livro era construída. Prometo que darei uma chance!

Beijos,

Reply

Deixe um comentário