Quem você trouxe? | Cris Eich | Editora Paulinas

por Nilda de Souza

Quem você trouxe?, Cris Eich, Editora Paulinas,  fala sobre emoções e sentimentos. Um tema importantíssimo para falarmos com as crianças. É importante identificarmos sentimos e emoções e, a partir daí,  tentarmos compreender o que está afligindo os pequenos. 

Em Quem você trouxe?, traz uma personagem, não nomeada, que no seu aniversário decidi pedir que cada convidado traga alguém. Ela abre a porta e pergunta: quem você trouxe? Os convidados trazem os mais diferentes sentimentos e emoções – amor, dor, alegria, fome, tristeza, sol, chuva…

Quais os sentimentos  você anda cultivando?

Quem você trouxe? também faz a gente pensar sobre os sentimentos que cultivamos. Eu fiquei pensando quais foram os sentimentos já levei para os aniversários que participei. E você, se fosse convidado para o aniversário da personagem, que sentimento levaria? Alegre? tristeza? Sol, chuva?

Esse é um daqueles livros infantis que também toca profundamento o leitor adulto. Em tempos tão necessário para cuidarmos da nossa saúde mental, refletir sobre os sentimentos que estamos cultivando é imprescindível, principalmente dos nossos pequenos. Aqui em casa meus filhos estão com três anos e tem havido momentos de explosão de raiva, frustração e ataque de choro, então vamos aproveitar bastante esse livro. Essa é mais um leitura que recomendamos na coluna – Maanhê, conta outra vez.

Não posso deixar de falar sobre as ilustrações. São perfeitas. A autora, a Cris Eich, também é a ilustradora.

 

Segunda a descrição no site de Editora, Quem você trouxe? é indicado para os anos inciais da Educação Infantil, com os seguintes campos de experiência da BNCC: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Veja também

Deixe um comentário