Resenha || Romance tóxico | Heather Demetrios – Editora Seguinte

Resenhas Romance

Resenha || Romance tóxico | Heather Demetrios – Editora Seguinte

 

Antes de começar a falar sobre o livro, é importante o leitor saber que Romance tóxico aborda um namoro abusivo, violento e manipulador. Há também tópicos de suicídio e abuso sexual, o que pode ser um gatilho. Recomendo este livro para que todos possam saber mais sobre romances tóxicos e como somos melhores sem estar vivendo um.

No blog MULHERES BEM RESOLVIDAS tem uma lista com vários sinais de que você pode estar vivendo um romance tóxico, vale a pena conferir (clique aqui) antes de iniciar a leitura.

Bad romance – Lady Gaga

 

Heather Demetrios autora de Romance tóxico conta a história de Grace, uma adolescente negligenciada pela mãe que sofre transtorno obsessivo compulsivo e é casada com um homem agressivo. Grace sofre diversos tipos de abusos dentro de casa, a tornando uma pessoa carente de atenção e o pouco contato com o pai contribui ainda mais.

Não romantiza ou justifica as ações do agressor

Gavin Davis é o nome da paixão de Grace, o mesmo nunca a notou, mas quando ele termina o namoro ela vê a oportunidade de uma aproximação. O rapaz se apaixona rapidamente pela doce Grace, e logo eles engatam um namoro que no início é um sonho, mas logo começam as cobranças e proibições.

É assim que o pior ano da minha vida começa: em um Mustang com os vidros embaçados e um garoto lindo chorando.

Sem se dar conta Grace começa a se transformar em sua mãe, sofrendo agressões verbais o tempo todo, entrando em um romance com uma pessoa abusiva, manipuladora e ciumenta.

O livro é narrado pela perspectiva de Grace, como se fosse uma espécie de um diário, mas apontando todos os erros e coisas negativas que na época do seu relacionamento ela não conseguia ver.

Você é um labirinto, todo cercas altas e voltas infinitas. Não consigo encontrar a saída, não consigo ver por onde passei. Corro, perdida em sua escuridão. Aprisionada. Independente de para onde viro, encontro um beco sem saída. Fico voltando para o início.

A leitura para mim foi bem difícil, demorei um tempo para conclui-la por que é uma história muito complexa, e perturbadora. Em diversos momentos, lembrei de relatos de amigas, tornando cada vez mais fácil criar uma empatia pela personagem principal.

Não culpa a vitima por tudo o que a mesma sofreu

Romance tóxico foi o livro mais difícil de concluir, em diversos momentos eu chorei e fiquei muito assustada em como a autora conseguiu falar de um assunto tão importante e complicado. Por este motivo, foi bem difícil escrever esta resenha sem spoiler, mas este é um livro que necessita ser compartilhado com todos.

Caso você ou alguém próximo esteja precisando de ajuda, vou deixar alguns contatos importantes que poderão ajudar.

Polícia Militar
Disque 190 (Atendimento 24 horas)

Violência contra a Mulher Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres
Disque 180
Casos de violência contra a Mulher.
Atendimento 24 horas.

Centro de Valorização da Vida
Disque 188
Acesse: https://www.cvv.org.br/

Disque Direitos Humanos Secretaria Nacional de Direitos Humanos
Disque 100
Casos de exploração sexual de crianças e adolescentes e violência contra idosos.

Atendimento de segunda-feira a domingo, inclusive feriados, das 8h às 22h.

About the author
Bruna Carolina. 22 anos. Biomédica. Fã de Grey's Anatomy, One Tree Hill, Sense8 e outras milhares de séries. Apaixonada por livros e música.

14 Comments

  1. eu tenho uma vontade absurda de ler esse livro, mas não sei conseguiria ler ele porque eu já vivi um relacionamento abusivo e acho que esse livro me faria revirar umas coisas que eu não quero revirar sabe?
    Acho super importante e fico muito feliz que esse tipo de assunto esteja tão em pauta, é surreal o mal que ele faz, principalmente como, no meu caso, que não percebia que eu tava sendo abusada, só fui entender isso muito tempo depois que o relacionamento acabou. Amei seu post!

    1. Oi Bianca 🙂
      Eu concordo com você, temos que falar cada dia mais para que todos saibam o que é e como é estar em um relacionamento abusivo. Sinto muito por te vivido algo doloroso, espero que agora esteja tudo bem!
      Este é o unico ponto negativo do livro (na minha opinião hahaha), para alguém que já viveu um romance como o da personagem, a leitura será ainda mais complicada. Mas ainda bem, que existem milhares de livros com temáticas mais leves para apreciarmos.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

  2. Olá, tudo bem? Esse livro parece ser muito bom, com uma temática bastante forte, além de uma história bem interessante. Fique bem curiosa para ler desde que vi que seria lançado, e tua resenha só aumentou minha curiosidade. Adorei!

    Beijos,
    Duas Livreiras

  3. Esses livros mexem bastante com a gente, né?
    Ja vivi um relacionamento abusivo e sou feliz por ter conseguido me livrar disso, mas sei que infelizmente não são todas as mulheres que conseguem =/
    Fiquei com vontade de ler, mesmo sabendo que vou me incomodar bastante

    1. Oi Clayci, tudo bem?
      Sim, mexem mesmo, portanto caso você decida ler, cuidado ok?!
      Espero que consiga ler até o fim. Bjos

  4. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro faz algum tempo e foi uma leitura bem intensa, a autora nos mostra a realidade e a leitura é difícil em alguns momentos, mas é uma obra extremamente necessária. Gostei demais de ver seus comentários sobre o livro.

  5. Esse livro parece muito intenso! É realmente difícil abordar assuntos como esse, mas infelizmente é necessário. Vivemos em uma sociedade que é importante relatar tudo isso e apesar de ser uma leitura delicada, fiquei curiosa para conhecer. Adorei sua resenha.

    Beijos,

    1. Oi tudo bem?
      É realmente um livro intenso. É sempre importante ter cuidado ao lidar com essas temáticas, e também cada dia mais falarmos sobre.
      Espero que consiga ler.
      Beijos

  6. Olá,
    Li tantos livros com esta temática que no momento não é pra mim este tipo de história. Vejo a importância de abordar o tema e de como é preciso conversar sobre isso, porém tudo realmente é bem intenso.

    1. Oi Debyh.
      Eu entendo.
      Se é muito dificil para você ler algo tão intenso, melhor deixar de lado e optar por algo mais leve.
      Beijos

  7. Oiiie flor, tudo bem??
    Esses livros sempre mexem muito com a gente né? Eu acho que ainda não estou preparada psicologicamente para ler um livro assim. O último que li fiquei tão impressionada e com muita sensação de impotência. :/

    1. Oi Camila, tudo e voce?
      Mesmo sendo um livro muito bom é melhor evitar uma leitura do genero, se pode afetar sua saúde mental, principalmente porque este livro pode de alguma forma servir como gatilho,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *