Resenha || A Sutil arte de ligar o f*da-se | Mark Manson

por Bruna Carolina

A sutil arte de ligar o foda-se é um livro de auto-ajuda que vem fazendo sucesso nas redes sociais desde o inicio de 2017. Ainda vejo muitas pessoas comentando sobre ele, por esta razão decidi ler para ter minhas próprias conclusões.

O livro contém nove capítulos e 224 páginas. Ele bem pequeno e com uma linguagem fácil de entender. No inicio da obra, Mark fala sobre a necessidade que temos de querer ter mais, sobre a necessidade de se ligar a coisas superficiais, que sempre queremos aquilo que não podemos e enfim… É um bom começo, acredito que o primeiro capítulo conseguiu resumir quase o livro todo.

A primeira coisa que chamou minha atenção foi o título, porém só depois que terminei a leitura percebi que o título era tendencioso e que nem precisa de todo o alvoroço que fizeram.

O autor joga a verdade nua e crua na cara do leitor, mas ao mesmo tempo tenta encontrar uma solução para o problema, incentivando a melhora do desenvolvimento pessoal. O que é muito interessante, e ao mesmo tempo esperado em um livro do gênero.

É um livro bem interessante, mas acredito que seja voltado para um publico mais adolescente, que estão em fase de descobrimento pessoal e que não estão acostumados com determinadas situações da vida. E também para aquelas pessoas que acreditam em tudo e em todos, que não questiona nada e nem ninguém.

Mas o que é o “ligar o foda-se”?

É uma maneira que o autor encontrou de mostrar o que é ou não importante na vida, além disso foi uma forma também de dizer que não devemos nos vitimizar e achar que somos os mais especiais do mundo, porque não somos.

Acredito que há dois modos para analisar o livro:

  • Se conformar que sua vida é uma droga, mas que independente disso você deve seguir em frente, porque você não é especial, você é uma pessoa comum como qualquer outra.

ou

  • Você pode assumir as suas responsabilidades independente da situação, se foi um fracasso ou um sucesso. Seguir em frente, mas consciente de que somente você opta pelo sofrimento ou pela felicidade.

Sendo assim, para gostar ou não deste livro, vai depender da sua história pessoal e o que você está passando no momento na sua vida.

Por isto, não recomendo o livro para todos, no meu caso foi uma leitura tediosa que achei que fosse complementar em algo na minha vida, mas para o momento em que estou vivendo não agregou em nada.

Espero que quem ler esta obra tenha uma experiencia diferente da minha, pois apesar do livro não ser maravilhoso, ainda assim é um bom livro e que pode ser proveitoso para quem realmente precisa.

13 comentários
0

Veja também

13 comentários

Karine Fernandes da costa janeiro 29, 2019 - 8:14 pm

Olha o que tem de gente indicando esse livro, eu ainda não tive a oportunidade de ler ele, mas espero poder ter a chance logo pois de tanto falarem eu fiquei extremamente curiosa, e adorei ver sua opinião sobre ele, parabéns, está ótimo.

Beijos

Reply
Clayci Oliveira janeiro 30, 2019 - 8:17 am

Oi Bruna! Eu não consegui finalizar essa leitura, mas pretendo retomar futuramente.
Acredito que esse título foi justamente para destacar e vender mais rs, pois o propósito mesmo não tem TANTO a ver com o título.
Gostei da proposta, mas do pouco que li senti que caiu em contradição em alguns pontos.
Mesmo assim ainda quero finalizar e formar uma opinião melhor =D
Gostei da sua resenha
Beijos

Reply
Mari Barros janeiro 30, 2019 - 11:52 am

Oi, tudo bem?

Eu também vi muitas coisas sobre esse livro, mas ainda assim não fui cativada a lê-lo. E por se tratar de um livro voltado mais para esse lado auto-ajuda, com certeza, o momento de nossa vida influencia na leitura. Adorei suas sinceras considerações e as ótimas fotos.

Aliás, amei também a forma de avaliação. Achei genial!

Beijos,
Blog Diversamente

Reply
Beatriz Andrade janeiro 30, 2019 - 9:43 pm

Oi, Bruna!
Embora eu até goste de livros com a temática, esse não me despertou interesse e gostei de ver a sua sinceridade na resenha. Também acredito que ficaria entediada com a leitura deste livro e por isso mesmo não comprei. MAs também confesso que alguns pontos dele me parecem interessantes, só que no geral não é bem o que eu procuro e sei que não teria uma boa experiência com a leitura.

Reply
Dayhara janeiro 31, 2019 - 9:08 am

Realmente esse livro vem fazendo muito sucesso, principalmente nas redes sociais. Acabei lendo apenas o primeiro capítulo e a proposta me parece bastante interessante, ajuda em alguns aspectos de nossa vida e certamente contribui para o crescimento pessoal, mas não acho que seja uma obra que eu ficaria tãããão animada pra ler, em todo caso, a dica é válida.

Reply
Lana Silva janeiro 31, 2019 - 9:44 am

Todo os livros de auto-ajuda vai depender realmente dos próprios leitores, como você mesma mencionou para gostar do que a obra aborda vai depender do momento que a pessoa esta vivenciando, e como vai interpretar o que esta descrito. Primeiro, porque nem sempre as pessoas vão consegui desapegar das coisas bobas da vida, ou de bem materiais. A premissa do livro, e muito bacana, e talvez o leiria em um outro momento.

Reply
Paac Rodrigues janeiro 31, 2019 - 7:52 pm

eu li esse livro e também achei ele bem basicão, não deu formula magica mas também não é toda maravilha do mundo.

Reply
Marijleite fevereiro 2, 2019 - 10:01 am

Oi, pelos trechinhos que pude ler nas fotos, me pareceu que a escrita é bem fluida. Acho que há pessoas que podem sim tirar algo de produtivo do livro, e outras que talvez não, como você bem disse, dependerá da história de vida de cada um.

Reply
Nina Spim fevereiro 2, 2019 - 2:57 pm

Oi, tudo bem? Confesso que não sou fã desse tipo de livro. Acho que ele pode ajudar na ansiedade atual da sociedade, inclusive auxiliar as pessoas a procurarem sua inspiração para as coisas que realmente as faz felizes, mas acho que não é um tipo de livro para mim. Eu também me sentiria como você. Mas gostei muito desse organograma inspiração > motivação > ação, acho que poucas vezes a gente entende as relações das coisas e suas consequências, acho que isso pode facilitar nas descobertas. Gostei muito da resenha, acho que foi a mais legal que já li sobre o livro até agora, parabéns! 🙂

Love, Nina.
http://www.ninaeuma.blogspot.com

Reply
Debyh fevereiro 3, 2019 - 8:00 pm

Olá,
Como sempre fui muito desencanada com tudo eu acho que este livro não serviria muito pra mim. Gosto da ideia mas não sei se é adequada pra qualquer pessoa, concordo muito com o que você disse de ter que se adequar ao momento de vida de cada um.

Reply
Taísa fevereiro 5, 2019 - 8:17 pm

Adorei teu blog, acho que não conhecia ainda e estou encantada. Minha mãe quer muito ler esse livro e acredito que ele servirá muito pra mim, sempre fui muito encanada com tudo e meu sonho é aprender “ligar o foda-se” pra algumas coisas, me importar menos com alguns problemas e etc… então vou ler!

Reply
Larissa - Srta. Bookaholic fevereiro 5, 2019 - 9:45 pm

Oi, tudo bem?
Esse livro está bem comentado por ai mesmo, tanto que tenho muita curiosidade e dei de presente para o meu irmão. É uma pena que tenha sido uma leitura tediosa e que não te agregou nada, mas gostei muito de conferir sua opinião sobre, pois me senti mais animada com a leitura e também diminui minhas expectativas.

Beijos :*

Reply
Saga Literária fevereiro 26, 2019 - 2:51 pm

Olá, tudo bem Bruna?

Está ai um livro que há algum tempo me despertar curiosidade, algumas pessoas próximas de mim já leram e curtiram, confesso que não é muito meu gênero literário favorito, por isso até hoje não li apesar da curiosidade. É uma pena que o livro não te conquistou totalmente, mas gostei da sua impressão e sinceridade.
Abraço!

Reply

Deixe um comentário