3 séries e 3 filmes para refletir

por Bruna Carolina

Olá leitores e leitoras, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trago para vocês indicações de 3 séries e 3 filmes que nos ajudam a refletir sobre a vida. São séries e filmes com temas polêmicos e muitas vezes considerados tabus. Nestas obras, a forma como estes temas são tratados, nos ajudam a ver outras perspectivas, estimulando o nosso senso critico.

Meu nome é Ray – 2016

Sinopse: Ray (Elle Fanning) nasceu mulher, mas nunca se identificou com o gênero e se prepara para fazer a cirurgia de transgenitalização. Sua mãe, Maggie (Naomi Watts), tenta encontrar a melhor forma de lidar com a questão, mas a avó homossexual de Ray, Dolly (Susan Sarandon), recusa-se a aceitar a resolução e cria um conflito familiar.

Esse foi o primeiro filme que assisti do gênero e, apesar de achar um pouco vago pelo fato de não ter muito conhecimento sobre o tema, ele é ótimo para entender melhor a perspectiva da família que sofre muito para conseguir aceitar toda a mudança que Ray vem passando, também é possível ver como ele sofre ao longo do enredo tentando se encaixar na sociedade e não ser aceito.

This is us 

Sinopse: A série é uma crônica da relação de um grupo de pessoas que nasceram no mesmo dia, incluindo Rebecca (Mandy Moore), Jack (Milo Ventimiglia), um casal esperando trigêmeos em Pittsburgh e Kevin (Justin Hartley), um belo ator de televisão que está se cansando da vida de solteirão cobiçado.

This is us é uma das melhores séries da atualidade, retrata o amor da família apesar de toda dificuldade que cada um enfrenta. O enredo é impecável, trata diversos assuntos com delicadeza, sensibilidade, humor e muito drama, sem ser água com açúcar, a maior vantagem é que cada episódio é único e nem um pouco maçante.

O sol é para todos – 1963

Sinopse: Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

Assisti há pouco esse filme e me arrependi, pois deveria ter assistido antes, ele é brilhante. Aborda temas polêmicos, mas com muita sabedoria. O enredo foi muito bem trabalhado, nos mostrando como as crianças são ingênuas e puras.

Sense8 (Netflix) – 2015-2018

Sinopse: Grupos de pessoas ao redor do mundo que estão ligadas mentalmente, e precisam achar uma maneira de sobreviver sendo caçados por aqueles que os veem como uma ameaça para a ordem mundial.

Sense8 é uma série incrível, abordando todo tipo de tema: sexualidade, racismo, feminismo, empoderamento feminino, ideologia de gênero, machismo entre outros. É uma série que foge completamente da realidade, porém abordando temas da atualidade com maestria, a fotografia e trilha sonora são incríveis e se complementam de uma forma unica.

Orações para Bobby – 2009

Sinopse: Mary Griffith (Sigourney Weaver) é uma devota cristã que criou seus filhos com os ensinamentos conservadores da Igreja Presbiteriana. Bobby (Ryan Kelley), um dos seus filhos, confidencia ao irmão mais velho que talvez seja gay, o que muda a vida da família inteira quando Mary descobre. Todos da família lentamente entram em acordo com a homossexualidade de Bobby, menos Mary que acredita que Deus pode curar o filho. Querendo agradá-la, ele faz tudo que a mãe o pede, mas fica cada vez mais depressivo e então decide sair de casa.

Orações para Bobby é um filme baseado em fatos reais, e se passa no ano de 1984 contando uma história emocionante, mostrando a realidade de muitas pessoas que são LGBTQ+, acredito que não é difícil se identificarem com alguns aspectos mesmo sendo um filme um pouco mais antigo. A intolerância religiosa, o preconceito, a rejeição e a homofobia que Bobby sofre dentro de casa, é tocante, é doloroso e triste. É um dos melhores filmes que já assisti com esta temática e nos faz refletir sobre tudo.

Dear White People (Netflix) 

Sinopse: As mais refinadas faculdades americanas podem representar uma enorme carga de estres para seus alunos. Tensões sociais, a pressão acadêmica e o medo que vem com a chegada à idade adulta podem ser aterrorizantes. Pior que isso, só se você for um afro-americano, tendo que lidar com os alunos majoritariamente brancos e os estigmas associados a você pela sociedade.

“A série mostra a realidade de uma pessoa negra. A série aborda conflitos sociais que podem acontecer no trabalho, escola/faculdade e até mesmo em casa. É muito fácil se ver em algum personagem durante os episódios.” Tem review da primeira temporada aqui no blog, quem estiver interessado é só clicar aqui para ler.

Existem milhares de filmes e séries que nos fazem refletir, aqui no blog tem review de O minimo para viver e Atypical, que também indico para quem gosta de drama e gosta de assistir filmes/séries que exigem um pouquinho mais de reflexão. O post de 5 filmes sobre racismo, também recomendo.

Não esqueçam de deixar nos comentários a opinião de vocês e qual série ou filme vocês indicam ou mais gostaram da lista.

35 comentários
0

Veja também

35 comentários

Larissa Xavier janeiro 5, 2019 - 8:19 am

Olá,
Não tive a oportunidade de assistir nem os filmes e nem as series, mais isso ira mudar já anotei os nomes e irei procurar para poder assistir. E como eu amo filmes com temas sérios esses são perfeitos

Reply
Bruna Carolina janeiro 5, 2019 - 6:20 pm

Oi Larissa,
Fico feliz que gostou das dicas. Espero que consiga assistir todos
Beijos 😉

Reply
Aninha Goulart janeiro 5, 2019 - 12:24 pm

Oiiii,

Alguns filmes e série eu não conhecia, mas já anotei as dicas por aqui. Quero muito assistir Dear White People, e pra ser bem honesta eu não sei porque ainda não assisti rs vou reparar este erro em breve. Adorei mesmo as dicas e já anotei as que eu não conhecia e quero conferir.

Beijinhos…
http://www.paraisoliterario.com

Reply
Bruna Carolina janeiro 5, 2019 - 6:22 pm

Oi Aninha,
Dear white people é uma ótima série, caso não tenha tempo pode conferir o filme e minha resenha aqui no blog hahaha
Fico feliz que tenha gostado das dicas, espero que consiga assistir.
Beijos 😉

Reply
Bianca Ribeiro janeiro 5, 2019 - 1:37 pm

Meu nome é Ray foi um filme que eu assisti e quase morri de tanto chorar, passa uma mensagem linda sobre aceitação e eu amei demais! Eu amo muito essa tematica lgbt e acho que o mudo tem muito a aprender com nós lgbt!
Os outros ainda não vi, mas fiquei morrendo de vontade e já anotei pra ver!
Valeu as dicas!

Reply
Bruna Carolina janeiro 5, 2019 - 6:26 pm

Oi Bianca,
Meu nome é Ray é um filme incrivel, valeu muito a pena assistir ao filme, sempre recomendo para meus amigos. Concordo contigo, filmes com a temática LGBT nos ensina muita coisa boa, esse ano quero assistir mais filmes com essas temáticas.
Fico feliz que tenha gostado das dicas, torço para que consiga assistir as outras 5 dicas <3
Beijos 😉

Reply
cris janeiro 5, 2019 - 7:33 pm

Oi!
O único filme que assisti é O Sol é para Todos, faz um bom tempo mas não tem como esquecer, me deixou muito sentimental e com um aperto no peito, foi bem marcante mesmo, os outros ainda não assisti mas adorei suas dicas, e deixei elas anotadas aqui, obrigado e parabéns pelo post. Bjs!

Reply
Bruna Carolina janeiro 5, 2019 - 7:53 pm

Oi Cris,
Impossivel esquecer um filme como O sol é para todos,é uma história marcante e apesar de abordar um assunto tão dificil de assistir, é um filme maravilhoso.
Fico feliz que gostou das dicas, espero que assista os outros filmes.

Beijos 😉

Reply
Karoline Lima janeiro 6, 2019 - 3:47 pm

Hey. É ótimo assistir qualquer coisa sobre esses temas, expandem o nosso conhecimento e nos faz pessoas mais compreensíveis em relação a isto.
Comecei a assistir This is us mas ainda não consegui continuar :((

Reply
Bruna Carolina janeiro 8, 2019 - 4:37 pm

Oi Karoline,
Concordo contigo!!! 🙂
Uma pena que não conseguiu continuar This is us, vale muito a pena assistir. Espero que consiga voltar
Beijos 😉

Reply
Andressa Ledesma janeiro 6, 2019 - 5:41 pm

Dear white people e This is us são séries que estão na fila para serem assistidos. Gostei muito da premissa de ambos, e só vejo bom comentários.
Não conhecia Meu nome é Ray, e já vou colocar o filme na lista, gostei muito da trama.
beijos

Reply
Bruna Carolina janeiro 8, 2019 - 4:40 pm

Oi Andressa,
Realmente são ótimas séries, vale a pena assistir as duas. Espero que consiga um tempinho para assisti-las. Meu nome é Ray foi uma grande surpresa para mim, aproveita que está no catálogo da Netflix e tenta assistir tbm 😉
Beijoss

Reply
Lucy janeiro 6, 2019 - 8:36 pm

Oi, Bruna! Gostei muito das suas recomendações, algumas já estão na minha lista do Netflix! Mas alguns pelo visto terei que dar uma procurada.
Bjs
Lucy – Por essas páginas

Reply
Bruna Carolina janeiro 8, 2019 - 4:43 pm

Oi Lucy
Fico feliz que gostou das dicas. Espero que consiga assisyir.
Beijos 😉

Reply
Bruna Costabeber janeiro 6, 2019 - 9:22 pm

Oi!
Eu ainda não assisti nenhum dos filmes/séries, mas fiquei interessada em assistir O sol é para todos (apesar de eu ter lido o livro e não curtido tanto assim) e Sense 8.
Acho muito legal esse tipo de postagem que você fez e gostaria de ver mais por aqui ♥
Beijos,
@umoceanodehistorias_

Reply
Bruna Carolina janeiro 8, 2019 - 4:47 pm

Oi Bru,
Aposto que vai amar ambos. Espero que consiga assistir.
Fico feliz que gostou do post, e obrigada pela dica, vamos tentar fazer mais posts nesse estilo.
Beijos 😉

Reply
Ana Caroline Santos janeiro 7, 2019 - 9:31 pm

Olá, tudo bem? Amei as dicas, principalmente, por não ter assistido nenhuma hahah ADOREI você enaltecer Sense 8 pois vi muitos comentários rasos sobre, e achava que não seria somente isso, e dos citados também fiquei de olho em O Sol é Para Todos e This is Us. Espero poder tirar grandes lições dos enredos também e assistir em breve hehe. Ótima postagem <3
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br

Reply
Bruna Carolina janeiro 8, 2019 - 4:50 pm

Oi Ana, tudo e com você???
Espero que consiga assistir, com certeza ira tirar grandes lições sim.
Eu tenho um amor por sense8, sempre vou defender hahaha
Beijos 🙂

Reply
Cabine de leitura janeiro 8, 2019 - 7:14 am

Apesar de já ter ouvido falar eu não vi a maioria dos filmes e séries citados, mas alguns estão na minha lista de desejos. Como é o caso de O sol é para todos e Meu nome é Ray. Atypical, eu assisti e super recomendo, amo de paixão. Vou dar uma olhadinha nos filmes sobre racismo, já vi alguns ótimos .

Reply
Bruna Carolina janeiro 19, 2019 - 1:15 pm

Oii,
Atypical é lindinha <3
Eu super recomendo os filmes sobre racismo, espero que assista.
Bjos 😉

Reply
Clayci Oliveira janeiro 8, 2019 - 12:21 pm

Preciso ver Meu nome é Ray o quanto antes.
Fico feliz porque já assisti os outros da sua lista e concordo com o que disse. Acho essas produções necessárias para discutir tantos assuntos que nem deveriam ser polêmicos. Amei as dicas

Reply
Bruna Carolina janeiro 8, 2019 - 4:53 pm

Oi Clayci,
Espero que consiga assistir já que os outros você já conhece. Fico feliz que gostou do post.
Concordo com você esses assuntos não deveriam ser polêmicos, quem sabe quanto mais nós falarmos sobre isso não muda né? Vamos torcer ❤
Beijos 😉

Reply
Larissa - Srta. Bookaholic janeiro 9, 2019 - 10:55 am

Oi, tudo bem?
Eu gosto de posts assim, porque ai consigo boas dicas de filmes e séries para ver, porque é muito complicado ficar procurando no catálogo da netflix algum filme que chama minha atenção kkkk Bom, a maioria eu já tinha ouvido falar, mas ainda não assisti, um dos que quero mais ver é “Orações para Bobby” e “This is us”.

Beijos :*

Reply
Bruna Carolina janeiro 19, 2019 - 1:21 pm

Oi Larissa, tudo sim e com você?
Eu odeio ficar procurando filmes/séries na netflix tbm, sempre acabo assistindo os mesmos de sempre kkk
Aposto que vai amar os dois, “Orações para Bobby” e “This is us” são lindos <3
Bjos

Reply
Haulisson Radynny janeiro 10, 2019 - 6:41 pm

Olá!
Nossa, amei as indicações. Todas eu pretendo ver, estão já na minha lista, menos “Dear White People” já assisti a primeira temporada e estou enrolando para ver a segunda. Parabéns pelo post!

Reply
Bruna Carolina janeiro 13, 2019 - 11:49 pm

Oi Haulisson,
Fico feliz que gostou do post. Espero que consiga assistir todas as indicações.
Obrigada! Beijos 😉

Reply
Jéssica Melo janeiro 15, 2019 - 10:30 pm

Olá Bruna, adorei essa listinha, desses filmes e séries escolhidos eu só assisti Meu nome é Ray que apesar de como você comentou não é um filme muito profundo sobre o tema trás uma boa reflexão com a dinâmica e drama familiar *-* Vou anotar os demais e quando tiver chance vou assisti-los também.

Reply
Bruna Carolina janeiro 19, 2019 - 1:13 pm

Oi Jéssica,
Fico feliz que gostou das dicas, espero que consiga assistir as outras dicas da lista 😉
Beijos

Reply
Tânia Bueno janeiro 17, 2019 - 10:29 pm

Nilda Souza – garagem blue cult

Gosto de ler livros e assistir filmes que me fazem refletir e valorizar cada vez mais a vida. Amo O sol é para todos. Sense8 mega comentada e as outras dicas não assisti ainda.

Bjo
Tânia Bueno

Reply
Bruna Carolina janeiro 19, 2019 - 1:23 pm

Oi Tânia,
Também amo ler e assistir filmes/séries com essa temática… Super recomendo assistir Sense8, é uma das minhas séries favoritas hahah
Beijos

Reply
Livros & Tal. janeiro 18, 2019 - 4:17 pm

Olá, tudo bem?

Gostei bastante da escolha dos filmes, já sobre as séries não posso opinar, pois não assisti nenhuma delas. o.o
Achei as séries interessantes e você conseguiu me deixar curiosa, gosto de filmes, séries, livros, etc, que fazem a gente refletir, que as vezes nos permitem tirar coisas importantes para levar para vida.

Beijo!
Ana.

Reply
Bruna Carolina janeiro 19, 2019 - 1:25 pm

Oi Ana, tudo sim e você?
Também gosto muito desses temas em livros, filmes, séries etc… são ótimos para tirarmos lições. Espero que assista algumas dessas séries hahaha
Beijos

Reply
Tammy (Livreando) janeiro 19, 2019 - 9:00 pm

Oi Bruna,
Eu simplesmente amo “This is Us”, é uma série maravilhosa, de fato. Fiquei curiosa em assistir “Meu Nome é Ray” e também “Dear White People”. Adorei as dicas. 😘

Reply
Lorena janeiro 20, 2019 - 4:25 pm

Olá.

Caramba! só conteúdos interessantes, amei muito a lista. Adoro filmes e séries que me faça refletir e pensar sobre, que tocam a minha alma, adorei mesmo! obg pelas dicas.

Reply
Mayara Milesi janeiro 21, 2019 - 12:22 am

Oii Ana!

Do seu post, eu só conhecia a Sense 8 que deu muito o que falar, né? Mas fiquei muito curiosa com This is Us, adoro a Mandy Moore! E nossa, esse filme da Elle me chamou a atenção tbm!

beijos

Reply

Deixe um comentário