Resenha || Borbofante | Angela Leite de Souza

por Nilda de Souza

Borbofante é uma história sobre vida e morte. Mas é também uma história sobre amizades. Não, não é uma história triste. Os personagens são três amigos: duas borboletas, Luiza e Letícia e Vítor. As borboletas estão entediadas com a rotina de suas vidas. E Vítor é um elefante que sonha em poder voar.

Borbofante é um livro lindo, que aborda o tema de vida e morte de uma forma muito sutil, delicada. Como eu já disse, não é uma história triste. É sobre transformação. Sobre recomeços. Não é preciso se preocupar, talvez as crianças nem cheguem a interpretar sobre o que acontece com os três personagens.

Ilustrações belissímas

Gostei muito da perspectiva de transformação dada pela autora à vida dos três amigos. A forma como é narrada a história possibilita interpretações diferentes sobre o que aconteceu com os três. Um ponto que chama muito atenção é a linguagem descolada, jovial, com um toque de humor.

As ilustrações de Odilon Moraes contribui para que o texto verbal seja mais vivaz e delicado. São belíssimas as ilustrações, cheias de cores.

Borbofante é um livro para uma criança com nível mais avençado de leitura. Texto é mais longo e com um tema mais complexo. Borbofante é mais uma excelente dica de leitura para os pequenos leitores do Garagem bleu cult

15 comentários
0

Veja também

15 comentários

Dayhara junho 12, 2018 - 10:29 am

Que livro mais amorzinho! As ilustrações são tão diferentes e tão vivas que me deixaram ainda mais animada pra ler. Eu nao conhecia a obra mas já vou indicar ao meu irmão consciente de que ele vai amar.

Reply
Sara Kerolen Souza Oliveira junho 12, 2018 - 5:14 pm

Oii tudo bem ?
Parabéns pela resenha 😀 não conhecia esse livro e achei bem interessante as ilustrações são bem legais mais não acho q irei ler tão cedo quem sabe futuramente.

Bjs

Reply
Fernanda Santos Barroso junho 13, 2018 - 5:09 pm

Ah, que livro mais fofo! Eu nem li ainda, mas já achei a premissa fofa, apesar de ser um tema muito delicado de se tratar. Aqui, parece, ele é feito de maneira muito mais delicada e torna tudo mais lindo e aceitável. Sem dúvidas anotarei a dica, para mim e para minha irmã, que tenho certeza que vai amar!
Abraços

Reply
vivi junho 13, 2018 - 5:12 pm

Oi Nilda! Ahhhhh, que livro lindo, eu amo fazer estas leituras com meu filho que tem 10 anos, depois a gente conversa e eu pergunto que lição ele aprendeu. Dica mais que anotada. Obrigada!
Bjos
Vivi
http://duaslivreiras.blogspot.com/

Reply
Alice junho 14, 2018 - 11:42 am

Oiii Nilda

Pra ganhar um 10 é porque deve mesmo ser um livro maravilhosos. As imagens são lindas e o tema já imagino que deve ser tocante e emocionar o leitor. Não conhecia mas gostei demais da dica.

Beijos

http://www.derepentenoultimolivro.com

Reply
Jis Rocha junho 14, 2018 - 5:52 pm

Olá
Que incrível. O livro está lindo, amo ilustrações, e amo borboletas , então já anotei a dica.
Tenho dois sobrinhos que amam ler, e amam procurar algo na minha estante para ler e tenho certeza que eles irão gostar dessa história.
Bjus

Reply
Camila de Moraes junho 15, 2018 - 11:04 am

Olá!
Que edição caprichada!
Não conhecia esse livro, mas acho fantástico essa forma de inserção e incentivo a leitura com gravuras e textos mais difíceis para os pequenos.
Uma ótima dica de leitura com certeza!
Beijos!

Reply
Clayci Oliveira junho 15, 2018 - 11:15 am

É aquele tipo de livro que a gente aprende mais que as crianças, né? rs
Achei linda as ilustrações e sem dúvida compraria pros meus pequenos <3

Reply
Marijleite junho 15, 2018 - 5:34 pm

Olá, pelas fotos parece mesmo ser uma edição com ilustrações lindas. O livro parece lindo, ao falar sobre a vida e a morte para os pequenos leitores.

Reply
Luisa junho 15, 2018 - 10:29 pm

Meu Deus, que notão que o livro conseguiu, hein? Também, pudera… Adorei as ilustrações. Aliás, adoro livro com ilustrações. Acho que dá um charme a mais – e parece que há um cuidado extra com ele.
Vou dar uma olhada nesse livro. Não sei porque, mas me deu um ar de “O Pequeno Príncipe” por causa do tema e eu gosto muito de livros nesse sentido.

Ótima resenha.

Beijos,
http://www.degradeinvisivel.com.br

Reply
Beatriz Andrade junho 15, 2018 - 10:46 pm

Nossa, Nilda, que livro mais lindo! Eu não conhecia e fiquei completamente encantada com a proposta desta obra. Adorei a sua dica, parece ser uma leitura maravilhosa.

Reply
Maria Luíza Lelis junho 15, 2018 - 11:28 pm

Oi, tudo bem?
Ainda não conhecia esse livro, mas parece ser muito lindo. Acho muito interessante livros que trabalham temas difíceis com tanta sensibilidade e cuidado. Parece ser uma daquelas obras feitas para crianças, mas que encantam os adultos também.
Além disso, pelas suas fotos dá para ver o quanto a edição está linda, com ilustrações muito delicadas.
Adorei a resenha e, para quem dá aula para crianças ou tem filhos pequenos, acredito que seja uma ótima opção de leitura.
Beijos!

Reply
Andressa Ledesma junho 16, 2018 - 6:21 pm

Achei a história muito fofa e muito válida, por tratar sobre a morte de forma tão delicada e sensível. Que leitura ótima deve ser, fiquei curiosa para ler! E a edição está muito bonita, adorei as ilustrações.
beiiijos

Reply
Ritchelly Galai junho 16, 2018 - 8:01 pm

Aah que dica mais amorzinha! As ilustrações sao belíssimas e a história parece interessante.. fiquei com vontade de ler pq amo livro lra criancas ahha dica anotada!

Beijos

Reply
Jéssica Melo junho 17, 2018 - 12:34 am

Olá Nilda, não conhecia o livro, mas pelos seus comentários parece ser bem fofo e com uma boa mensagem *-*

Reply

Deixe um comentário