5 filmes sobre racismo

por Bruna Carolina

 

Olá, leitores e leitoras, tudo bem com vocês? Na postagem de hoje eu indico 5 filmes que falam de Racismo.

Racismo é um dos temas mais discutidos nas redes sociais diante de tantos acontecimentos nos últimos meses. Acho que filmes têm a capacidade de promover valiosas reflexões, pois muitas vezes conseguem representar a realidade através de uma série de imagens. Para refletirmos sobre as diversas faces do racismo, confira a lista abaixo:

Histórias cruzadas (2012)

Filme baseado no livro da autora Kathryn Stockett, lembro de ter assistido esse filme na escola, ainda no ensino médio. Esse filme gerou muita polemica na época de lançamento, fizemos um debate muito legal na sala de aula, vale a pena conferir. Viola Davis, Emma Stone e Octavia Spencer são as atrizes principais nessa trama, que conta a história de empregadas domésticas negras que buscam suas emancipações dos lares de pessoas brancas, e contam com a ajuda de uma jovem escritora. É um filme que nos emociona e nos faz refletir sobre a vida. 

 

A cor púrpura (1986)

Celie (Whoopi Goldberg) com apenas 14 anos é violentada pelo pai, e acaba por se tornar mãe de duas crianças. Celie é separada dos filhos e da sua irmã,  além de ser doada a “Mister” (Danny Glover), que a trata como escrava e como esposa. Mister tem uma paixão platonica pela cantora Shug Avery (Margaret Avery). Oprah Winfrey também faz parte do elenco, e sua personagem Sofia com ajuda de Shug ajuda Celie ver o quão incrível ela é.

 

Cidade de Deus (2002)

Esse filme é um dos clássicos do cinema brasileiro, pois aborda de maneira verdadeira a vida de muitas pessoas nas comunidades cariocas e paulistas. Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro que cresce rodeado pela violência, ele vive na Cidade de Deus, uma favela carioca. Com o sonho de se tornar fotógrafo, Buscapé consegue se livrar do destino aparente quando consegue um trabalho em um jornal e conta através da lente da câmera a história de muitos jovens que vive na mesma comunidade que ele, incluindo Zé Pequeno (Leandro Firmino da Hora), que inicia sua vida nos crimes desde criança. O elenco conta com a presença de Matheus Nachtergaele e do cantor Seu Jorge. Disponível na Netflix.

 

12 anos de escravidão (2013)

Filme baseado em fatos reais, conta a história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), ele era um homem livre que vivia com sua esposa e filhos.O mesmo foi sequestrado e forçado a trabalhar como escravo por 12 anos até conseguir sua liberdade novamente. O elenco conta com a atriz Lupita Nyong’o que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante e também conta com Brad PittDisponível na Netflix.

 

Estrelas além do tempo (2017)

O filme se passa em1961, três mulheres negras que trabalham na NASA na época da corrida espacial, Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), lidam com o preconceito e a discriminação. O filme apesar de tudo, é bem leve de assistir, e te prende do inicio ao fim.

Além desses há uma infinidade de filmes que abordam esse tema, como: Invictus, Preciosa, Moonlight, A procura da felicidade, Dear white people. Comentem aqui embaixo quais filmes vocês já assistiram ou quais pretendem assistir. Esqueci algum? Comentem aqui também!

34 comentários
0

Veja também

34 comentários

Kah Fernandes abril 25, 2018 - 12:15 am

São filmes maravilhosos com temas que deveriam ser muito mais abordados, parabéns pelo post e pela seleção de filmes, está realmente um arraso.

Beijos

Reply
Bruna Carolina abril 25, 2018 - 11:06 pm

Oi Kah,
Obrigada, fico feliz que gostou do post.
Beijos <3

Reply
Mercia abril 25, 2018 - 1:12 pm

Olá Bruna!!
Muito legal teu post, Parabéns!
Dos filmes que citou, só assisti Cidade de Deus, mas vou ver alguns dos outros assim que possível.
Beijinhos

Reply
Bruna Carolina abril 25, 2018 - 11:07 pm

Olá!
Fico feliz que gostou do post.
Gosto muito de Cidade de Deus, é um filme com uma critica social muito boa.
E assiste sim os outros filmes, acho que vai gostar bastante.
Beijos 🙂

Reply
Clara abril 25, 2018 - 1:51 pm

Quero muito assistir Estrelas além do tempo, quando vi o trailer já fiquei doida!!!

Reply
Bruna Carolina abril 25, 2018 - 11:08 pm

Oi Clara,
Estrelas além do tempo é um filme maravilhoso, tenho certeza que vai amar!
Beijos 🙂

Reply
Barbara Mazzo Cabalero abril 25, 2018 - 6:50 pm

Oi.
Desses filmes eu só assisti Cidade de Deus, isso porque eu não assisto muitos filmes reflexivos, assisto mais “besteiróis”. Essa parte mais reflexiva eu reservo aos livros. Não me pergunte porque, nem eu me entendo.
Mas adorei a lista, vou anotar alguns para assistir.
Beijos

Reply
Bruna Carolina abril 25, 2018 - 11:10 pm

Oi Barbara,
Não tem problema assistir besteiróis não, são ótimos para nos distrair de vez em quando. Assim como filmes, existem vários livros incriveis sobre racismo e outros temas reflexivos e importantes.
Espero que assista outros filmes dessa listinha hahaha
Beijos 🙂

Reply
Fernanda Santos Barroso abril 25, 2018 - 8:14 pm

Olá!
Um dos filmes citados que sempre quis ver, mas por conta das cenas mais fortes eu não consegui, é “12 anos de escravidão”. Sei que pode parecer discurso superficial e fútil, mas apesar da minha cor branca e de eu, diretamente, nunca ter passado preconceito, tive pessoas bem próximas de mim e que amo muito, que viveram isso na pele. Ver filmes com esses temas é um tapa na nossa cara, um tapa geral e que, infelizmente, parece não fazer efeito nenhum em algumas pessoas, mas que me doem a alma. Incentivo demais a criação de filmes assim, pois se ao menos uma pessoa sentir o tapa, já estamos tentando mudar o mundo um pouco mais. E isso me incentiva a fazer o que sempre fiz quando vi essas pessoas que tanto amo sofrerem, estar ao lado delas e unir minhas forças as delas, pois isso é o que faz um preconceituoso perder as forças que ele pensa que tem.

Reply
Bruna Carolina abril 25, 2018 - 11:19 pm

Oi Fernanda, tudo bem?

12 Anos de escravidão é um filme lindo, e é baseado em uma história real, então sim, as cenas são fortes. Mas acho que qualquer um desses filmes citados são dificieis de assistir, viu? Espero que dê uma chance para ver algunm dessa lista.
E é muito importante ter pessoas apoiando nossas lutas, e concordo contigo: é isso que faz um preconceituoso perder as forças que ele tem… Obrigada por comentar!
Beijos ?

Reply
Viviane Dutra abril 25, 2018 - 10:50 pm

Olá Bruna, destes que tu citou, só assisti “12 anos de escravidão” e sei que tem um livro dele. Temas como racismo e bullying tem sido muito discutidos e acho importante serem bem divulgados, e filmes são ótimos para isso. Ouvi dizer que tem uma série muito boa na Netflix: “Cara gente branca”, mas não assisti, então não posso confirmar.
Adorei teu post, vou procurar assistir os outros filmes que tu citou.
Bjos
Vivi
http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

Reply
Bruna Carolina abril 25, 2018 - 11:25 pm

Oi Vivi, tudo bem?
Fico feliz que gostou do post. ?
E sim, Cara gente branca é uma série ótima da Netflix e que fala sobre racismo, inclusive tem review aqui no blog, caso queira conferir: http://www.garagembluecult.com/2017/07/27/review-dear-white-people-netflix/

Ah, assiste os outros filmes sim, acho que vai gostar bastante.
Beijoss ?

Reply
Mylena abril 26, 2018 - 9:44 am

Muito legal o post. Da sua lista o único que eu assisti foi histórias cruzadas. Ah, esse filme é emocionante, indico ele pra todo mundo!

Reply
Bruna Carolina abril 26, 2018 - 3:01 pm

É um filme lindo, também sempre indico e por isso é o primeiro da lista hahahah

Reply
Alice abril 26, 2018 - 11:22 am

Oiii Bruna

A Cor Púrpura pra mim é um clássico em todos os sentidos, acho profundo, verdadeiro e brutal, do tipo de história que não deixa ninguém indiferente. Cidade de Deus também assisti, mas te confesos que não teve o mesmo efeito em mim, pois apesar de também tratar o racismo, achei que ficou demais na violência, tráfico e criminalidade e não sei, não curti nadinha.

Beijos

http://www.derepentenoultimolivro.com

Reply
Bruna Carolina abril 30, 2018 - 1:40 pm

Oi Alice,
Melhor descrição do filme A cor purpura. É exatamente isso tudo que disse.
Realmente cidade de Deus fala sobre tudo isso, acho que é um filme com uma história muito pesada também, conheço muita gente que não gosta pelas mesmas razões que voce hahah

Reply
Bruna Macena abril 28, 2018 - 3:31 pm

Olá
Eu vi Estrelas além do tempo e me emocionou muito. Realmente são filmes maravilhosos que retratam não apenas o passado, mas também o presente já que o racismo ainda é muito atual. Cidade de deus me deixou muito mal então nunca mais voltei a assistir.
Beijos

Reply
Bruna Macena abril 28, 2018 - 3:34 pm

Olá ,Eu vi Estrelas além do tempo e me emocionou muito. Realmente são filmes maravilhosos que retratam não apenas o passado, mas também o presente já que o racismo ainda é muito atual. Cidade de deus me deixou muito mal então nunca mais voltei a assistir.
Beijos
Florescendo Livros

Reply
Bruna Carolina abril 30, 2018 - 1:45 pm

Oi Bruna,
Estrelas além do tempo é lindoo <3
Realmente o racismo ainda é atual, infelizmente ainda existe em nossa sociedade né.
Cidade de Deus é um filme que amo, mas as cenas são muito pesadas, entendo quando fala que não consegue assistir mais.

Beijos

Reply
Nina Spim abril 28, 2018 - 8:26 pm

Oi, tudo bem? Adorei a sua seleção, acho importante falarmos mais de protagonismos. Eu amo demais Histórias cruzadas, mas eu acho que ele tem um problema: apesar de as pessoas negras serem o mote da história, não são elas quem contam a história, ou seja. Lá vem a brancona salvadora dizer que eles têm voz, têm importância e blablabla. Eu li A cor púrpura recentemente, mas ainda não vi o filme. Um filme maravilhoso é a adaptação de O sol é para todos, recomendo. Ainda não vi Estrelas além do tempo (oi, Netflix, ajudaê) nem 12 anos de escravidão (porque eu realmente acho pesado e não faria bem pro meu emocional). Obrigada pela lista! <3

Love, Nina.
http://www.ninaeuma.blogspot.com

Reply
Bruna Carolina abril 30, 2018 - 1:55 pm

Oi Nina,
Histórias cruzadas é exatamente isso que disse, mas é um filme que gosto tanto que até ignoro, mas isso que disse é verdade.
hahaha Netflix não colabora, né? Precisa colocar no catalogo logo Estrelas alem do tempo pq esse filme é maravilhoso.
12 Anos de Escravidão não faz bem para o emocional de ninguém, acredite.
Não sabia que A cor purpura tinha livro, vou procurar para ler. E já ouvi falar de O Sol é para todos, também vou assistir (acho que tem livro também né?) Obrigada pelas dicas!

Beijos

Reply
Lucy abril 29, 2018 - 10:42 pm

Oi, Bruna! A cor púrpura é realmente um filme e tanto! Ainda não assisti Doze anos de escravidão, mas lembro do filme Amistad, que fala de um navio negreiro espanhol ou português que é apreendido nos EUA, país que já tinha declarado a libertação da escravatura. Mas a questão da “carga” do navio é questionada, já que os donos do navio a reivindicam, enquanto que os negros aprisionados clamam por liberdade.
Bjos
Lucy – Por essas páginas

Reply
Bruna Carolina abril 30, 2018 - 1:57 pm

Oi Lucy, tudo bem?
Não conheço esse filme “Amistad”, já anotei aqui e vou procurar para assistir.
Obrigada pela dica.
Beijosss

Reply
Jennifer Silva abril 30, 2018 - 7:41 pm

Oii! Nossa, quantos filmes interessantes. Desses, eu já assisti histórias cruzadas e cidade de Deus. Mas tenho muita curiosidade de assistir 12 anos de escravidão, parece conter uma história intensa e emocionante. Obrigada pelas dicas, vou procurar na netflix. Bjss!

Reply
Bruna Carolina maio 4, 2018 - 10:44 pm

Oi Jennifer,
12 anos de escravidão tem na netflix e vale a pena conferir. Fico feliz que gostou do post!

Beijos 😉

Reply
Valéria maio 1, 2018 - 5:07 pm

oi, Bruna… conheço todos mas só assisti Cidade de Deus. A cor purpura eu li o livro, adoro a obra…
12 anos de escravidão até hoje protelo pra ver e ler pois a premissa é fortíssima…
ótimas dicas…
bjs ^^

Reply
Bruna Carolina maio 4, 2018 - 10:46 pm

Oi Valéria,
Não sabia que tinha livro do filme A cor purpura, fiquei super curiosa em procurar para ler.
12 Anos de Escravidão é uma temática muito forte, não é nada fácil de assistir, mas vale a pena é um excelente filme.

Beijos

Reply
Beatriz Andrade maio 2, 2018 - 10:26 pm

Eu assisti a três filmes dessa lista, 12 anos de escravidão, Histórias cruzadas e Cidade de Deus. Mas tenho muita curiosidade em assistir aos outros dois também, A Cor Púrpura eu comecei a ler o livro e ainda não consegui terminar, mas espero terminar a leitura ainda esse ano.

Reply
Bruna Carolina maio 4, 2018 - 10:47 pm

Oi Beatriz,
Tem muitos filmes legais para assistir com essa temática, espero que assista os outros citados também.
Fiquei muito curiosa em ler A cor purpura, espero poder ler em breve.

Beijos

Reply
Lilian de Souza Farias maio 4, 2018 - 7:15 pm

Oi. Bruna. dos filmes mencionados, só não assisti Estrelas além do tempo, achei essa postagem de utilidade pública, alguns dos filmes, como Histórias cruzadas, utilizo em sala de aula, a propósito a cena do filme que mais gosto é aquela da torta. Geralmente, trato a temática com documentários que envolvam religiosidade e preconceito linguístico.

Reply
Bruna Carolina maio 4, 2018 - 10:53 pm

Oi Lilian,
Estrelas além do tempo é um filme lindo, espero que assista também.
Assisti Histórias Cruzadas na escola, e foi muito bom ter assistido naquela época, é realmente um filme interessante para levar discussão nas salas de aula. Também gosto muito da cena da torta hahaha

Reply
Yvens Castro maio 14, 2018 - 6:02 pm

Olá, tudo bem Bruna?

Tem vários filmes sobre racismo e escravidão, não sei se já assistiu, mas Amistad é um grande filme que trata sobre o tema. Já assistiu os filmes acima e recomendo!
Abraço!

Reply
Renata Cezimbra (Lady Trotsky) maio 16, 2018 - 1:10 am

Oi Bruna, como está?
Primeiramente, permita-me elogiar a foto LINDA e FOFÍSSIMA com os dragõezinhos, *O*. São MUITO lindos! Como se chama a duplinha?
Segundo, que excelentes sugestões de filmes! Tenho, pelo meu kindle, “A cor púrpura”, mas ainda não tive coragem de ler porque dizem que o livro é bem pesado, mais ainda que o filme. Mas tratarei de fazê-lo!
Abraços e beijos da Lady Trotsky…
http://www.galaxiadeideias.com/
http://osvampirosportenhos.blogspot.com

Reply
Cabine de Leitura janeiro 8, 2019 - 7:18 am

Dos filmes eu só vi 12 anos de escravidão e claro que chorei horrores, ainda mais por saber que é uma trama baseada em fatos reais. Os demais eu ainda não vi, mas deixo anotado, adorei as dicas.

Reply

Deixe um comentário