Resenha de Sertão | Fábio Monteiro | Editora Paulinas

por Nilda de Souza

0Acabei de ler Sertão, livro do escritor Fábio Monteiro, lançado pela Editora Paulinas.  Quero contar para vocês o quanto eu fiquei encantada com esse livro.

O tema do sertão, ou melhor, dos sertões dento do sertão, sempre me encantou na literatura. Adoro ler sobre os muitos sertões e sua diverdidade. Livros que estão na lista dos meus preferidos trazem essa temática. Só para citar dois:  Outros Cantos, Maria Valéria Rezende e Essa Terra, de Antônio Torre.

E o que dizer de  Grande Sertão Veredas!?

“o sertão, ah, o sertão está em toda parte”;
“o sertão está dentro de nós”;
“o sertão tem muitos nomes”.
Guimarães Rosa

A chuva que faz renascer o Sertão

O livro traz a história de Tonho, um menino sertanejo. Ele tem um amigo azul, um pássaro, de outras terras, que o visita todas as manhãs.  É pelos olhos do pássaro que Tonho ver outras paisagem e tem esperança que logo a chuva vai cair.

É uma história sobre amizade, mas é, principalmente, sobre esperança de vida melhor. É sobre  desejo de mudança. Esperança de que a vai cair chuva e tudo vai renascer. E a vida será mais colorida.

É um livro encantador, com uma narrativa que comove. A composição das letras do título – SER – TÃO – dá a dimensão dos sentimentos do personagem Tonho.  As ilustrações de Mauricio Negro são magníficas e conjugam perfeitamente com o texto verbal, formando uma narrativa poética que sensibiliza o leitor em relação as dificuldades da vida de Tonho. Esse é um livro que os pequenos leitores merecem ler.

A Editora Paulinas mais uma vez nos presenteia com uma edição primorosa.

Finalizo dizendo que vai ser um enorme prazer poder ler esse livros com meus filhos, assim que eles tiverem idade para esse leitura.

 

13 comentários
0

Veja também

13 comentários

Fernanda Santos Barroso março 8, 2018 - 1:29 am

Olá!

Que livro mais lindo! Nem li, mas já estou encantada por sua arte e também por sua história. Livros com mensagens sempre são encantadores e sempre valem a leitura. Dica super anotada!

Abraços

Reply
Clayci Oliveira março 8, 2018 - 2:20 pm

Fiquei apaixonada pela beleza desse livro. Olhas esses detalhes que lindos <3
Sem dúvidas fiquei com vontade de folhear

Reply
Cabine de Leitura março 8, 2018 - 4:03 pm

Pelas fotos o livro realmente parece ser encantador e concordo plenamente que as ilustrações estão magníficas, um lindo livro. Grande sertão de veredas eu li a muito tempo, preciso reler, mas recentemente li Vidas Secas e gostei muito, recomendo.

Abraços.

Reply
Beatriz Andrade março 8, 2018 - 9:32 pm

Oi, Nilda. Que dica linda, mulher. Eu não conhecia o livro ainda e achei a arte gráfica dele maravilhosa e a história muito interessante, adorei ver a tua resenha e conhecer um pouco sobre a obra.

Reply
Rebecca março 10, 2018 - 12:16 am

OI Nilda!
Que história fofinha! A editora está arrasando com as publicações.
Beijos!

Reply
Sophia Merkauth março 10, 2018 - 12:05 pm

Oi Nilda, tudo bem?
Que livro fofo! Uma diagramação perfeita, linda mesmo! Não conhecia o livro e fiquei encantada, parece mais uma obra de arte! Valeu pela dica! Parabéns pela resenha!

Reply
Juliana Xavier março 11, 2018 - 11:25 am

Não tenho pequenos leitores pra lerem comigo, mas curti a proposta mesmo assim. As ilustrações parecem estar lindas. Também gosto muito desse tema do sertão, e amizade e esperança de vida melhor são sempre importantes.

Reply
Maria Luíza Lelis março 11, 2018 - 11:09 pm

Olá, tudo bem?
Ainda não conhecia o livro e admito que não faz muito meu estilo de leitura. No entanto, fico feliz que o livro tenha te encantado tanto e te comovido. Ele parece trazer uma mensagem muito bonita e a edição está mesmo linda.
Adorei sua resenha e as fotos do livro, que estão maravilhosas!
Beijos!

Reply
Nilda de Souza março 12, 2018 - 10:15 pm

Ele é um livro para indicado para os pequenos leitores, mas eu me interesso por livros infantis e infantojuvenis porque estou montando a biblioteca dos meus filhos. Eu acabo apreciando muito as leituras.
Beijos

Reply
Marijleite março 12, 2018 - 6:01 pm

Que livro mais lindo! A edição está encantadora. Amei conhecê-lo pela sua resenha, já quero ler essa história linda.

Reply
Jis Rocha março 12, 2018 - 10:23 pm

Ola
Que livro lindo , adorei as fotos.
Amo o tema tambem, tenho uns aqui , mas de contos e lendas que as vovós contavam em volta da fogueira para colocar medo nas crianças, kkkk.
Já anotei a dica e espero ler em breve.
Bjus

Reply
Nara Dias março 13, 2018 - 12:25 am

Nillll!!! Amei seu blog, amei o livro, amei seus filhotes. Tudo maravilhoso! Também voltei a ler infantosjuvenis depois que me tornei mãe e na sequência, professora. São obras que encantam, nos fazem refletir… Esse é excelente, já quero ler. Beijos. Vou ficar ligada aqui em suas novidades.

Nara Dias
Viagens de Papel

Reply
Camila de Moraes março 13, 2018 - 5:37 pm

Olá!
Que edição mais apaixonante hein!
Não é um tema que costumo ler diariamente, mas vale ressaltar a beleza desse projeto gráfico e certamente esse colorido atrai os pequeninos.
Beijos!

Reply

Deixe um comentário