Evento || Literatura por Mulheres

por Nilda de Souza

Leitores, hoje estou aqui para divulgar um evento super bacana, quem é de Brasília não pode perder, o Literatura por Mulheres. O evento é organizado pelos blogueiros Luciano Vellasco, dono do blog Academia Literária DF, Paulo Souza, do Ponto para Ler, e a Jéssica Rodrigues do blog Leitora Sempre.

E cá estou eu dando um força na divulgação e creio que contribuindo para fomentar a literatura nacional.

Apresentação

Idealizado por um grupo de blogueiros em 2016, o “Literatura por Mulheres” nasceu com a proposta de debater o papel da mulher na literatura utilizando como gancho a temática do “Dia Internacional da Mulher” promovemos uma tarde de bate-papo com autoras convidadas escolhidas por meio de votação popular.

Após uma acirrada votação feita no evento do Facebook, com o objetivo de tornar a escolha das autoras mais democrática (sem o envolvimento direto da organização) e dinâmica, onde as autoras movimentaram seus leitores para votarem, o público escolheu as autoras Cristiane Sobral, Kássia Monteiro e Lorena Nery para o bate papo, em uma mesa redonda, que será mediada pela autora Patrícia Baikal. O time de escritoras irá protagonizar um bate-papo descontraído sobre temas como o prazer de transpor as histórias para o papel; os gêneros literários considerados masculinos ou femininos; a aceitação das mulheres escritoras no mercado literário; as estratégias editoriais; e muito mais.

Sobre as autoras

Patrícia Baikal (mediadora)

Nascida em Campo Grande, criada em Uberlândia e residente em Brasília. Do signo de aquário e graduada em Direito. Adora escrever histórias que mesclam realidade com fantasia. Autora dos livros Mariposa, Mulher com brânquias e também de contos e tirinhas. Foi agraciada com os Prêmio Campos do Jordão de Literatura 2015 e o Prêmio Literário Darcy Ribeiro 2014.

 

 

 

 

 

Cristiane Sobral (autora convidada)

Cristiane Sobral é escritora, professora de teatro e atriz. Nasceu no Rio de Janeiro e vive em Brasília. É Mestre em Teatro e ganhadora do Prêmio FAC 2017 Culturas Afro-Brasileiras. Tem cinco livros publicados, com destaque para “Terra Negra”, 2017, ed. Malê). Iniciou sua carreira como escritora em 2000 na antologia Cadernos Negros (SP). A poética de Cristiane Sobral busca nitidamente inspirar as mulheres leitoras a se conhecerem (ou se reconhecerem), se aceitarem e se posicionarem diante do preconceito e do racismo.  Seus textos mesclam crítica e suavidade com uma linguagem atual, ousada e motivadora, transgredindo as representações estereotipadas, privilegiando os afetos, a subjetividade, a cultura e a intelectualidade das mulheres.

 

Kássia Monteiro (autora convidada)

Kássia Monteiro nasceu em 1989, no Rio de Janeiro, mas reside em Brasília desde os nove anos. Jornalista e escritora, fala quatro idiomas e sonha em conhecer o mundo. Deu o primeiro passo em 2013, quando trabalhou junto à prefeitura de Bogotá no projeto “Linguaventuras”. Por dois meses, foi professora de inglês em um colégio público da capital colombiana, ministrando aulas para alunos de cinco a dezoito anos. Autora dos contos “Capeta” e “Amor nos tempos da artrose“, ambos publicados pela Editora Draco, ficou entre os finalistas do prêmio SESC-DF de crônicas Rubem Braga 2012 e já ministrou oficinas literárias na Universidade de Brasília e na Feira do Livro de Brasília. “Soberana – a ascensão da rainha de Marte”, seu primeiro romance, é uma releitura fantástica do clássico “Senhora“, de José de Alencar, e promete conquistar o público jovem.

 

Lorene Nery (autora convidada)

Lorena Nery Borges, nascida na cidade de União,mas teresinense por pertencimento. Inserida no mundo literário com participações nas antologias poéticas: Acolha o Pólen da Vida 1 e Amores em Metamorfose, ambas no ano de 2017. Colunista no site Beco do Poeta, Revista Livros Nacionais, colaboradora na Página Nostalgia Poética, Mediadora do Leia Mulheres Teresina e proprietária da página Nas EntreLinhas da Lo Amor.

Sobre a organização

O trio de blogueiros Luciano Vellasco, dono do blog Academia Literária DF, Paulo Souza, do Ponto para Ler, e a Jéssica Rodrigues do blog Leitora Sempre promovem eventos literários em Brasília há mais de 2 anos. Já organizaram e ajudaram a organizar em eventos de grande porte como a Feira do Livro, o 1° Encontro de Blogueiros de Brasília, 3 edições do evento Semana do Livro Nacional e vários encontro de fãs. Fomentadores da literatura, os blogueiros atuam ao lado de autores nacionais e editoras na propagação de encontros dedicados a falar de livros.

Dados Gerais

Evento: Literatura por Mulheres

Local: Sesc Presidente Dutra, Teatro Silvio Barbato

Data: 10 de Março de 2017

Horário: 15h às 18h

Mediação: Patrícia Baikal

Autoras: Cristiane Sobral, Kássia Monteiro e Lorena Nery

Link do Evento: aqui.

Organização: Academia Literária-DF, Leitora Sempre e Ponto Para Ler.

Veja também

Deixe um comentário