Cinco músicas com nomes de cidades, estados

por Nilda de Souza

Eu estava ouvindo a música Amsterdam, do Imagine Dragons, e fiquei pensando sobre outras tantas músicas que homenageiam cidades, Estados, países. O que é muito legal, pois a música tem o poder mágico de romper todas as fronteiras. Uma música produzida lá na Europa nos emociona e nos toca da mesma forma que uma música composta aqui.

Eu fiz uma lista com cinco músicas que eu gosto muito e que tem no título nome de cidades e/ou Estados.

1 – New York, New York

Essa música foi trilha sonora de um filme com o mesmo nome (1977), dirigido por Martin Scorsese, popularizada por Frank Sinatra. Alguém se lembra do filme. Pois é, esse é um caso em que trilha sonora ficou mais famosa do que o próprio filme.

2 – Streets of Philadelphia

Streets of Philadelphia é uma música que me toca porque me lembra o filme Filadélfia e de todas as questões abordas nele (1993). E a voz rouca inconfundível do Chefe Bruce Springsteen a deixa mais mais emocionante. Streets of Philadelphia ganhou o Oscar na categoria Melhor canção original.

Bom, mas essa lista não é feita só com indicações estrangeiras

3 – Caetano Veloso – Sampa (São Paulo)

Quem não ama essa música? E a gente nem precisa ser de São Paulo. Esse é o grande poder da música. Sampa está do Álbum Circuladô Vivo (1992). Mas ela foi escrita em 1978 para um programa de rádio em homenagem ao aniversário de São Paulo. Esse ano ela completa 40 anos. E continua nos emocionando.

4 – Fernanda Abreu – Rio 40 Graus (Rio de Janeiro)

Rio 40 Graus é do  álbum SLA 2 Be Sample (1992). Na minha adolescência eu sonhava em morar no Rio de Janeiro. Era encantada com as paisagens que apareciam nas novelas da Globo. E essa música me ajudava a viajar pelas belezas naturais da cidade.

5 – Engenheiros do Hawaii – Anoiteceu em Porto Alegre

Anoiteceu em Porto Alegre é a nona faixa do disco O Papa é Pop (1990). Esse disco tem toda uma relação com minha adolescência. A versão cover de “Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones” era a melhor música para ser cantada a plenos pulmões em sala de aula. A gente não precisa de ser de Porto Alegre e torcer para o Internacional ou Grêmio para gostar de Anoiteceu em Porto Alegre. 

E vocês, quais músicas têm nome de cidades que tocam vocês profundamente? Conta pra gente ai nos comentários.

Imagem: Pixabay

Veja também

Deixe um comentário