Resenha || Vincent | Barbara Stok

por Gaby Marques

Vincent é uma premiada Graphic Novel com texto e arte de Barbara Stok, cartunista holandesa que trabalhou durante 3 anos na produção do livro, com apoio do Museu Van Gogh de Amsterdam.

Vincent Willem Van Gogh foi um artista holandês e um dos mais influentes pintores da história da arte ocidental. Conhecido pelo seu temperamento complicado, sua melancolia e episódios de loucura (em um desses ataques, Vincent cortou a própria orelha). Suas obras carregam muito de seu temperamento, com pinceladas expressivas, agressivas e cores fortes em misturas dramáticas e vibrantes.

Uma alma atormentada por um medo constante e alucinações, Van Gogh criou mais de 2 mil obras em pouco mais de uma década, e boa parte de seus quadros mais famosos foram criados em seus dois últimos, e muito conturbados, anos de vida. Vincent morreu em 1890, aos 37 anos, e a causa foi um aparente suicídio. Porém existem teorias de que ele, na verdade, teria sido assassinado. O artista não viveu o suficiente para ver o sucesso que suas obras fariam…

Depois que um pintor morre, paga-se muito dinheiro por suas obras… Mas quase ninguém se interessa pelos artistas vivos! Isso é uma idiotice, não acham?”

Nessa Graphic a autora aborda esses últimos anos da vida de Vincent, quando ele vai passar uma temporada em Arles, na França, cenário de muitos de seus quadros, inclusive a série de 3 telas intitulada Quarto em Arles. Esses últimos anos de sua vida foram conturbados e assombrados por episódios cada vez mais constantes de alucinação. Segundo Theo, seu dedicado irmão mais novo, suas últimas palavras foram “A tristeza vai durar para sempre.”

Uma alma atormentada por um medo constante e alucinações

Por ser mais focado nesses últimos anos, o livro tem um ar dramático e emocional que guia o leitor por cenários marcantes na vida do artista e momentos decisivos em sua vida e sua arte. Van Gogh trabalhava durante horas e horas, com pouco descanso, e estava sempre em busca de novos cenários e inspirações, era sua maior paixão e isso está muito presente no livro de Stok. Seu traço é original, grosso mas ainda assim delicado, colorido e iluminado. Uma obra de arte a parte.

Se você quer criar algo realmente bom, não deve esperar pela aprovação de todos. Aprendi isso com os anos.” Vincent van Gogh

Essa foi uma ótima leitura, extremamente tocante e emocionante. Van Gogh é meu artista plástico favorito de todos os tempos, e é sempre maravilhoso saber mais de sua história. Simplesmente incrível!

Veja também

9 comentários

Morgana Brunner fevereiro 9, 2018 - 8:35 am

Oii Gaby tudo bem?
Que dica maravilhosa menina, adorei saber a sua opinião e a edição realmente parece estar linda e de encher os olhos, com toda certeza amaria ler e me envolveria! Vincent é um dos caras mais incríveis que já conheci.
Bjs

Reply
Cabine de Leitura fevereiro 9, 2018 - 12:20 pm

Que livro lindo, com toda sentimento que vi transmitido nas fotos que postou sem dúvida é um livro que quero ter. Esse livro realmente é uma obra de arte. Obrigada pela dica.

Beijos.

Reply
Grazy Bernardino fevereiro 9, 2018 - 4:03 pm

Eu adoro Van Gogh e amo Graphics! Fiquei curiosíssima para ter um exemplar desses em mãos. ♥ Obrigada por mostrar!

Reply
Sara Kerolen fevereiro 10, 2018 - 12:09 am

Oii tudo bem ?
Adorei eu acabei tendo mais contato com Vincent depois de um EP do doctor who e me deu uma vontade enorme de ter essa Graphic irei adicionar na lista de leitura adorei muito sua resenha ela me fez despertar mais a vontade de ter.

Bjs

Reply
Maria Luíza Lelis fevereiro 12, 2018 - 8:36 pm

Oi, tudo bem?
Ainda não conhecia essa graphic nove, mas pelas suas fotos já deu para ver que o trabalho está impecável. Para quem ama arte, é uma excelente opção. Além disso, é interessante para quem deseja conhecer mais sobre Van Gogh.
No entanto, como não gosto muito de graphic novels, não teria interesse em ler.
De qualquer forma, adorei a resenha e fico feliz que tenha sido uma leitura tão interessante e tocante.
Beijos!

Reply
Fabrica Dos Convites fevereiro 12, 2018 - 9:35 pm

Oi Gaby, este HQ deve está ótimo, e não apenas para o fãs deste grande pintor. Eu gostaria de conhecer mais da história de Van Gogh
Bjs, Rose

Reply
Tamara Padilha fevereiro 14, 2018 - 5:32 am

Adoro saber a história de artistas, e esse parece um livro incrível de se ler, pois além de trazer a história do autor, fala sobre seu processo de trabalho e também tem essa dramaticidade, que adoro nos livros. Gostei muito da dica e certamente vou procurá-lo, pois nunca tinha ouvido falar.

Reply
Krislaynne Monneska fevereiro 20, 2018 - 10:48 pm

oieee essa obra já tá na minha listinha de desejados faz tempo. É linda demais e além de entretenimento agrega bastante conhecimento, também acho que pode servir como porta de entrada pra ensinar sobre artes a minha filha.
beijoos

Reply
Bya (Paixões Literárias) março 1, 2018 - 4:36 pm

Oie
Adorei a resenha, parabéns. Sobre a Graphic Novel, não sabia da existência dela mas já quero pra ontem, admiro muito as obras e o homem que Vincent foi, adoraria saber mais sobre ele lendo essa hq, amei e obrigada pela indicação.
Bjos, Bya!

Reply

Deixe um comentário