Resenha || A Quinta onda | Rick Yancey

por Nilda de Souza

Já tem um bom tempo que eu queria ler A Quinta Onda. Desde o lançamento do filme. Não sei vocês, mas sempre que lançam um filme adaptado, eu fico curiosa para ler o livro. Bom, mas o tempo foi passando e outras leituras foram entrando na fila. Só agora eu pude conferir essa narrativa que mescla invasão alienígena e jovens rebeldes tentando salvar o que resta da humanidade e romance, claro.

Não tem como a gente ler A Quinta Onda e não fazer relação com obras como: Invasores de corpos (e Invasores, 2007)Independence Day, Sinais, A guerra dos mundos, ET’, Contatos Imediatos de Terceiro Grau.  

Em A 5ª Onda Cassie Sullivan acredita ser a última humana viva. Ela sobreviveu a quatro Ondas. O que são essas Ondas? Na 1ª Onda o mundo ficou sem energia elétrica. Na 2ª Onda foi a vez dos tsunamis, dos desastres naturais. Aqui muita gente já tinha morrido. A civilização e a modernidade como conhecemos já não existiam mais. Na 3ª Onda um vírus matou a todos que infectou. Foi um tempo terrível. Quando a 4ª Onda começou, os Outros despertaram. Sim, eles já estava já aqui, esperando o momento certo de despertar. Mas o quê os Outros querem? Como será o 5ª Onda? Ainda há humanos para resistirem?

Cassie tem 16 anos e precisa sobreviver, pois ela prometeu ao irmão Sam, de 5 anos, que ficariam juntos.O pequeno Sam foi levado por um grupo do exército para uma base militar. Essas militares se dizem protetores das crianças sobreviveram às quatro primeiras ondas. Acontece que há algo de muito errado com esse exército.

Cassie  está sozinha. Ela precisa achar o irmão. Ela não pode confiar em ninguém, pois no mundo que ela vivi não tem como separar humanos de não humanos.

Minhas impressões de leitura: Quinta Onda

A proposta do livro é ótima, mesmo lembrando às obras que citei acima. Eu gostei, principalmente, por lembrar as obras acima citadas. A Quinta Onda é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Rick Yancey. Aqui temos uma adolescente que é chamada à ação. Ela precisa sobreviver, passando por perrengues, claro, para salvar o irmão.

Ante da invasão, Cassie era o típico esteriótipo da adolescente americana: suas preocupações giram em torno de garotos, beijos e aparência.

As coisas mudam de repente. Cassie começa a amadurecer na marra. É bem legal acompanhar essa parte. O problema é que no meio do caminho (literalmente) há um cara para salvar Cassie. Aí ela passa um bom tempo sendo cuidada por ele. Não bastava só um interesse amoroso, o autor coloca dois. Esse dois caras acabam tendo mais destaque nas cenas de ação. Eu preferia ver Cassie sendo o grande destaque.

Bom, e por falar em ação: as cenas são bem escritas. O leitor tem uma boa visualização dos fatos. Rick Yancey tem um estilo fluído. O fato do livro ser narrado em primeira pessoa, alternando entre personagens, ajuda bastante a gente se conectar com os personagens.

Cassie deixa de ser a menina chatinha e passa a ter sentimento nobre. É lindo o amor dela pelo irmão. Destaque também para o personagem  Ben Parrish, que também amadurece na marra.

O livro é longo, mas a leitura é rápida. Ainda não comecei a ler próximo volume, Mar Infinito. Mas quero iniciar o quanto antes. Quero saber como é que um grupo de adolescentes vai salvar a humanidade.

Caso tenha gostado do livro e queira comprar, acesse por esse link. Comprando por aqui, você nos ajuda a manter o blog no ar: Amazon

24 comentários
0

Veja também

24 comentários

Grazy Bernardino janeiro 31, 2018 - 3:19 pm

Eu assisti ao filme, e gostei muito da temática. Confesso que fiquei curiosa para ler a narrativa. Gosto muito desse tipo de história sabe? A história de A Quinta Onda me lembra muito um episódio de Black Mirror (quinto episódio da terceira temporada) que também tem uma ótima reviravolta!
Beijão.

Reply
Kah Fernandes janeiro 31, 2018 - 11:07 pm

Acredita que até hoje nem o filme eu assisti ? Quando lançou eu fiquei muito curiosa para ler e assistir, mas com o passar do tempo mesmo lendo tantas resenhas esse interesse foi sumindo tenho que confessar, então não sei se em algum momento darei a chance, mas mesmo assim, obrigada pela bela resenha.

Beijos

Reply
Marcia Lopes fevereiro 1, 2018 - 1:38 pm

Nossa bem legal a dica, não assisti ao filme mas gostei da sua opinião sobre os dois. Bjs

Reply
Cabine de Leitura fevereiro 1, 2018 - 2:03 pm

Infelizmente eu não me prendi com esse filme, não que fosse ruim, mas não me identifiquei com os personagen, o que rendeu eu nem ter vontade de ler os livros. Mas vou voltar a ver o filme, vai que eu assisti errado rsrs, se rolar o livro pode vir a agradar.

Beijos.

Reply
Ritchelly Galani fevereiro 1, 2018 - 9:51 pm

Fiquei fascinada pelo livro, estou tao alheia nos lançamentos de filme que nem sabia que tinha saido essa adaptação. Parece ser um enredo envolvente e bem caprichado, na sua resenha vi claramente isso! Otima dica!

Beijos,
Conta-se um Livro

Reply
Bya (Paixões Literárias) fevereiro 2, 2018 - 11:11 am

Oie
Não sabia que se tratava de uma trilogia kk eu quero muito ler ele, deixei de ver o filme pra ler o livro antes, espero gostar. Adorei saber sua opinião,
Bjos, Bya! ?

Reply
Beatriz Andrade fevereiro 2, 2018 - 10:13 pm

Eu estou louca para ler este livro e depois eu quero assistir ao filme. Gostei da sua resenha e da sua sinceridade sobre a obra, eu acho que vou gostar muito quando for ler.

Reply
Cigano fevereiro 3, 2018 - 11:14 am

Olá, tudo bem?

Adorei a resenha, mostrou bastante sobre o livro, ele já está em minha lista de leituras há um bom tempo, acompanhei até o seu lançamento aqui no Brasil, nem sei por qual motivo ainda não comecei a ler.

Abraços,
https://jovemcigano.blogspot.com/

Reply
Marijleite fevereiro 3, 2018 - 12:03 pm

Olá, esse é um livro que quero ler desde antes do lançamento do filme, acho a premissa distópica bem interessante (como leio poucas distopias, talvez não ficasse comparando com outras histórias). Ótima resenha.

Reply
Barbara fevereiro 3, 2018 - 7:30 pm

Oi.
Parece ser o estilo de livro que eu gostaria de ler.
Acho que essa coisa de o cara aparecer e começar a cuidar dela me incomodaria um pouco, eu gosto de mocinhas que sabem se cuidar nesse gênero. Mas mesmo assim é uma obra que eu pretendo conferir.
beijos.

Reply
Thalita Sousa fevereiro 3, 2018 - 8:00 pm

Não conhecia o livro e confesso que nao sei se curtiria muito a leitura. Apesar disso, gostei muito da sua resenha e da sua opinião 🙂

Beijos,
Thalita Sousa

Reply
Camila de Moraes fevereiro 3, 2018 - 8:12 pm

Olá!
A capa é bem interessante, mas o contexro da trama não me chama atenção suficiente para querer embarcar na leitura.
Beijos!

Reply
Luciana Carvalho fevereiro 3, 2018 - 11:55 pm

Olá!

Ainda não conhecia nem a obra nem o film, mas pela sua resenha parece atingir minhas expectativas. Com certeza entrou na minha lista de desejados.

Reply
Camila Mondaini Paulino fevereiro 4, 2018 - 12:38 pm

Eu vi o filme e gostei demais! Fiquei curiosa pela continuação e aí perdi o interesse em ler os livros, mas gostei da sua resenha e do que você destacou sobre eles. Acredito que o livro deve ser realmente bem diferente do filme, com cenas importantes que sempre são cortadas, então talvez um dia eu resolva dar uma chance para a obra.

beijinhos!

Reply
juliana fevereiro 4, 2018 - 5:54 pm

Olá, que legal sua dica, já li ele e não dei continuidade aos outros dois da trilogia, mas gostei muito da leitura e das experiências que tive.
que bom que a leitura foi agradável para você
boas leituras

Reply
Michele Lopez fevereiro 4, 2018 - 6:06 pm

Olá,
Assim como você, sempre que lançam um adaptação cinematográfica baseada em um livro, eu fico doida para fazer a leitura e, em seguida, assistir ao filme e fazer aquelas famosas comparações (mesmo que isso muitas vezes me decepcione).
Ainda não li nem assisti A quinta onda, mas sua resenha me deixou bem intrigada para fazer a ambos.

LEITURA DESCONTROLADA

Reply
Nilda de Souza fevereiro 4, 2018 - 10:23 pm

Sim, eu também quase sempre me decepciono. Eu nesse processo neste momento com o O iluminado de King. Quero terminar logo o livro para ver o filme.

Beijos

Reply
Fábrica dos Convites (@Fabdosconvites) fevereiro 5, 2018 - 10:02 pm

Oi Nilda, conheço o livro, mas não o li ainda. Na verdade, não cheguei a ver nem o filme. Espero que o segundo volume não decepcione.
Bjs, Rose.

Reply
Maria Luíza Lelis fevereiro 5, 2018 - 10:26 pm

Oi, tudo bem?
Eu também quase sempre fico curiosa para ler um livro quando fico sabendo que será adaptado. Eu tive bastante curiosidade para ler A quinta onda e não vi o filme porque queria ler antes. Porém, com o tempo perdi a curiosidade por ambos.
Sua resenha despertou minha curiosidade novamente, principalmente por você ter falado que a protagonista amadurece e deixa de ser essa menina chata, porque ela me pareceu muito irritante a princípio. Além disso, gostei de saber que a leitura é rápida, apesar de ser um livro grande.
Adorei a resenha e vou adicionar o livro novamente na lista de desejados.
Beijos!

Reply
Mercia fevereiro 6, 2018 - 12:34 am

Oi Nilda!
Quando lançou esse livro eu fiquei super ansiosa, queria muito ler. Mas daí não surgiu oportunidade e o tempo foi passando, acabei por colocar outros na minha lista enorme. Mas agora lendo tua resenha, a curiosidade voltou a ativa. Que sabe dessa vez consigo realizar a leitura.
Parabéns pela resenha!
Beijo

Reply
Krislaynne Monneska fevereiro 19, 2018 - 10:46 pm

Oi Nilda tudo bem?
Esse livro assim que saiu foi tão falado que meio que fiquei com um rancinho dele, mas gostei muito da sua resenha.
Pòr hora não faria a leitura, mas quem sabe em outra oportunidade.
Beijoos

Reply
Nilda de Souza fevereiro 20, 2018 - 9:48 pm

Eu lembro, teve muita marketing mesmo!
Beijos

Reply
Consuelo março 9, 2018 - 12:37 pm

Já assisti ao filme e não sabia que tinha o livro. Gostei de saber sua impressão e já me prepara. Vou procurar mas terei que deixar para outras férias…. Lista grande sabe… Parabéns pelo blog!

Reply
Nilda de Souza março 10, 2018 - 10:34 pm

Minha lista de livro está sempre aumentando. As férias é um ótimo período para colocarmos as leituras em dia.
Beijos

Reply

Deixe um comentário