Resenha || Tombolo do Lombo | André Neves

Infantil Manhê conta outra vez

Resenha || Tombolo do Lombo | André Neves

Já tem um tempo que eu queria ler Tombolo do Lombo, desde o lançamento. Depois que ele ficou entre os finalistas na categoria ilustração de Livro Infantil ou Juvenil do Prêmio Jabuti desse ano, ai então é que eu fiquei mais curiosa para conferir o trabalho do André Neves.

Tombolo do Lombo é mais um livro que faz o leitor viajar pela cultura nordestina. Esse ano eu já falei de Uma noite para João e outros poemas, livro que nos leva direto para as festas juninas.

Tombolo do Lombo nos conduz pelo ritmo da cantiga popular Tangolomango e pelas cores do Bumba meu boi,  festa popular com presença forte em Pernambuco e Maranhão, principalmente.

Uma das coisas bacanas do tangolomango é que a construção textual possibilita às crianças brincarem com a operação de subtração de um a um. É uma lengalenga em ordem decrescente. Subtrair um elemento a cada trecho.

Tombolo do Lombo: cor e sonoridade 

Há um boi que quer dançar. Ele chamou nove músicos para acompanhá-lo. Só que alguém sentiu um desejo de comer a língua dele. É preciso descobrir quem é. Os personagens vão caindo do lombo do boi. Até sobrar somente um.

Em Tombolo do Lombo, André Neves, além de usar essa estrutura de subtrair elementos (personagens) ele brinca com o padrão de leitura, fazendo o leitor girar o livro para acompanhar o texto. Uma clara relação com as cantigas de rodas. E o título? Muito criativo essa relação com o quê ocorre com os personagens.

Acho que eu nem preciso dizer o quanto eu estou apaixonada por esse livro. Ele é lindo! cheio de cores e sonoridade. O trabalho de edição da Paulinas mais uma vez ficou perfeito. As letras são em bastão. Tombolo do Lombo é perfeito para leitores iniciantes. Presente perfeito para os pequenos leitores neste Natal.

Comprando por esse link, você ajuda a manter o blog no ar: Amazon
Título: Tombolo do lombo

Autor: André Neves

Ano: 2016

Edição: 1

Páginas: 32

Idioma: português

Editora: Paulinas

 

 

About the author
Literamaníaca, seriemaníaca. Mãe de dois Dragões. Em metamorfose. Rezo para os deuses novos e antigos. Minhas jornadas são nas estrelas. A força está comigo. Não sei se tudo isso é verdade, só sei que foi assim.

15 Comments

  1. Olá!
    Que livro mais gracioso!
    Primeiro que o projeto gráfico é um encanto e depois porque trazer a cultura do nosso país de forma tão criativa me chama atenção.
    Esse sem dúvidas me atrai pra leitura.
    Beijos!

  2. Eu adoro ler bons livros infantis de vez em quando, para fugir um pouco da literatura pesada que costumo consumir. Adorei o post e a dica de livro com um gênero que geralmente não vemos sendo indicado por aí. Boa sorte com o blog!

  3. Nilda, que livro incrível, mulher!!!
    Eu não conhecia, mas achei muito bonito e adorei poder conhecê-lo através desta tua resenha. Com certeza é um ótimo presente e a leitura com os pequenos vai ser maravilhosa.

  4. Oi Nilda,
    Excelente dica para o público infantil. O que mais gostei foi da diversão de cada hora cair um, e ainda tem um mistério, o que possibilita maior interação da criança com o livro. E as ilustrações ficaram lindas.
    bjs.
    Pri.

  5. Estou sempre apresentando novos livros para meu baby, e adorei esse, além de ter uma diagramação linda a construção textual é perfeita, adorei simples assim. Acho que meu baby vai amar.
    Amei a resenha

  6. Ola
    Já coloquei no meu carrinho de compra, o meu sobrinho ama ler e sempre vem na minha estante procurar algo para ler, e gosto de ter livros assim, sem contar que a edição está incrível.
    Dica mais que anotada.
    Bjus
    jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

  7. Olá, tudo bem?

    Parece ser um livro bem bacana para crianças, gosto de pegar essas dicas, porque quero tentar levar o costume de ler para o meu afilhado que tem 8 anos mas até hoje não se interessa muito, é complicado. Dica anotada!

    Beijo!
    Ana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *