Cinema || Extraordinário

por Bruna Carolina

 

Olá, leitores e leitoras, tudo bem com vocês? A review de hoje é do filme mais fofo e emocionante que assisti nos últimos tempos, Wonder (Extraordinário).  Foi lançado no Brasil no dia 07 de dezembro de 2017, e conta com a direção de Stephen Chbosky, mesmo diretor do filme “As vantagens de ser invisível”.

Dois membros da familia do ator Jacob Tremblay fizeram uma participação no filme, sua irmã Emma Tremblay e seu pai Jason Tremblay. Emma atualmente faz a personagem Ruby, na série de TV americana Supergirl.

O elenco principal é formado por:
Julia Roberts como Isabel Pullman
Jacob Tremblay como Auggie Pullman
Owen Wilson como Nate Pullman
Isabela Vidovic como Via Pullman
Daveed Digs como Sr. Browne
Mandy Patinkin como Sr. Tushman

E o elenco secundário:

Danielle Rose Russell como Miranda
Nadji Jeter como Justin
Noah Jupe como Jack Will
 Bryce Gheisar como Julian
Miles Davis como Summer
Elle McKinnon como Charlotte

Auggie (Jacob Tremblay)

Auggie Pullman nasceu com uma doença rara chamada de Sindrome de Treacher Collins, que é uma condição em que alguns ossos da face não se desenvolvem completamente. Auggie fez 27 cirurgias desde que nasceu para que ele pudesse respirar, escutar, falar entre outros. Ele é uma criança de 10 anos muito inteligente e que adora ciências, mora com seus pais Isabel e Nate, e sua irmã mais velha Via (Olivia).

Sua mãe o educava em casa, porém apesar da briga com o marido eles decidiram que já era hora do Auggie ir para a escola. É claro que é um grande desafio para ele frequentar uma escola. Mas também é uma situação muito difícil para os seus pais, irmã e colegas de turma.

Auggie (Jacob Tremblay) e Jack Will (Noah Jupe)

Assim que Auggie chega à escola o diretor, Sr. Tushman (tradução: Sr. Buzanfa) o apresenta três crianças para que elas o ajudem a conhecer o ambiente antes das aulas começarem.

Julian é um menino mimado e maldoso, faz perguntas inconvenientes para Auggie para o deixar desconfortável. Charlotte é apaixonada por teatro e falou o tempo da Broadway deixando todos entediados; e Jack Will que é um aluno bolsista, e que acaba por encontrar dificuldades em algumas disciplinas, ele se torna o primeiro amigo de Auggie.

Summer é uma menina tímida que se aproxima de August quando os alunos começam a espalhar boatos de que quando tocam nele a pessoa adquire a “praga”. Ela não liga com os comentários e acaba se tornando mais uma amiga de Aggie.

Sr. Browne é o professor de inglês da turma, e que ensina aos seus alunos preceitos. Apesar dele notar que Auggie é uma criança especial ele e todos os outros professores o tratam com muito carinho e respeito. O primeiro preceito que ensinou as crianças foi:

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.

Justin (Nadji Jeter) e Via (Isabela Vidovic)

Apesar de na escola a vida de Auggie ser difícil, para sua irmã também não está fácil. Via já adolescente, porém é uma menina quieta e que ama ler.  Desde que seu irmão nasceu toda a atenção ficou para ele, e mesmo que ela tente lutar contra, ela sente falta dos pais, principalmente da mãe.

Sua avó era a unica que sempre a apoiava, mas desde que a mesma faleceu, Via se sentia cada dia mais sozinha. Miranda era sua melhor amiga, era como uma segunda irmã, mas quando elas voltam das férias Miranda se afasta de Via a deixando ainda mais solitária. Até que ela conhece Justin, um menino simples e filho único, que a apoia na decisão de fazer parte do teatro da escola.

Toda a família de Auggie parou no tempo desde que ele nasceu, o pai continuava trabalhando para manter a casa, mas a mãe vivia em torno do filho. Via diz que Auggie é o Sol e que todos os outros são os planetas que giram ao seu redor.

Sr. Browne (Daveed Diggs)

Uma história sobre bullying, amor, amizade…

Extraordinário é uma adaptação do livro da autora R.J. Palacio, que se inspirou para escrever a história de Auggie quando levou seu filho para tomar sorvete e encontraram uma criança com a Sindrome de Treacher Collins, seu filho chorou ao ver o rosto da criança, esta virou uma cena do filme.

Com certeza o melhor filme que assisti no ano. Para quem não leu o livro, o filme não influencia em nada. No inicio há uma apresentação sobre a história e as cenas são divididas em capítulos assim como no livro.  O filme nos leva a raciocinar sobre a vida e nossas atitudes, assim como o assunto mais abordado que é o bullying.  Além do bullying aborda temas como o amor, a amizade, o perdão, respeito, a relação entre pais e filhos entre outros.

Auggie como toda criança que sofre bullying na escola se sente muito solitário, sua imaginação é a sua maior companhia e o ajuda a superar os momentos tristes, em um desses momentos Chewbacca aparece garantindo momentos de descontração ao filme.

Isabel Pullman (Julia Roberts) e Nate Pullman (Owen Wilson)

Jacob Tremblay soube passar muita emoção em suas cenas, mesmo com o rosto coberto de maquiagem. O elenco infantil foi muito dedicado e as atuações foram excelentes. Julia Roberts e Owen Wilson mostraram uma interação nas cenas que nunca imaginei ser possível, o ator trouxe alguns momentos de risos e dramas dosados na medida certa. O roteiro foi bem trabalhado trazendo muita emoção mesmo quando Auggie não está presente nas cenas.

O filme não força drama ou o riso, é leve e descontraído. Triste quando deve ser triste e alegre quando assim deve ser também. Mostra superação, força e o quanto os pais podem influenciar nas atitudes dos filhos.

Recomendo o filme (e o livro) para todas as pessoas, realmente vale muito a pena. É ideal para assistir com os filhos, irmãos, primos, sobrinhos… crianças que enfrentam diariamente situações parecidas com a de Auggie.

Veja também

Deixe um comentário