TAG | Acumulador de livros

por Nilda de Souza

Olá, pessoas! Hoje eu estou aqui para responder uma TAG muito amorzinho, simples e criativa: acumulador de livros. Pois todo leitor é, de certa forma, um acumulador de livros. Essa TAG é original do canal  Biblio Atlas  e foi traduzida pelo Paulo Ratz do canal Livraria em Casa.

1. Acumulador - Qual livro que você deveria se livrar, mas por alguma razão não consegue?(Orgulho de ter lido? Foi presente? Ainda quer ler? Tem algum laço afetivo?).

O primeiro livro que me veio a mente foi Sombra de um Anjo. Eu comprei diretamente com a autora e por isso eu não consigo passar o livro adiante, mesmo eu não tendo me adaptado com a linguagem. Uma das coisas que me irritou muito foi o uso excessivo da expressão “revirar os olhos”. Mas deixo claro que a linguagem não funcionou para mim. E ainda ressalto que acho a autora é criativa, com ótimas ideias.

2. Colecionador compulsivo – Qual livro ou edição você sonha em ter? (livro raro, autografado, primeira edição).

Meu sonho mais recente é ter na minha estante a edição comemorativa, em capa dura, de 50 anos de publicação da obra-prima de Gabriel García Márquez Cem anos de solidão

3. Caos confortável – Qual livro da sua estante foi o mais acolhedor?

Eu poderia citar várias, mas vou ficar com Laranja mecânica. Este livro é totalmente caos e estranhamento. Eu o resenhei, ainda. Mas pretendo escrever sobre ele um dia aqui no blog.

4. Nostalgia – Qual a história interessante que você teve com algum livro que tem na estante?

Eu tenho uma relação de amor com Tatumeia: terceiras estórias, Guimarães Rosa. Eu amo  o conto Desenredo. A edição que tenho eu comprei em um sebo e tem várias anotações. Diferentes de outros leitores, eu não me incomodo tanto assim com anotações em livros. E fico até emocionada quando encontro livros velhinhos assim, cheios de histórias em suas páginas. Sei que a maioria dos leitores acham uma heresia escrever/rabiscar nos livros, eu não faço isso, mas quanto vejo livros assim, fico imaginando e criando mil histórias de amor entre o leitor e o livro.

5. Não toca nas minhas coisas! – Qual livro você não gosta de emprestar ou tem medo de perder?

Eu tenho medo de perder todos os meus livros. Imagina o meu pânico: estou sempre de mudança, mais ou menos a cada dois anos eu preciso entregar meus preciosos para uma transportadora, pois este é o tempo que fico em cada cidade. Tenho pesadelos em pensar que eles não chegaram na nova cidade.  Mas acho que agora estou perto de fixar residencia e meus queridões vão ter um lugar especial.

Pensando em uma edição que tenho pavor de perder: a Edição de Moby Dick da Cosac Nife. E todos as edição da Dark Side e da Aleph.

6. Ansiedade – Qual livro você ficou tão animado pra ler que não quis nem sair de casa?

Eu geralmente gosto de ficar em casa com meus livros e séries.  Mas eu tenho uma história com Lavoura Arcaica. A primeira vez que o li foi para um seminário na Universidade e eu fiquei tão envolvida com a narrativa que passei a noite toda lendo. Tempos depois eu o reli, pois é um dos meus livros preferidos.

7. Compra no impulso – Qual livro você comprou sem qualquer planejamento?

Eu comprei por impulso a edição de Twin Peaks – Arquivo e memórias da editora Darkside,  na promoção Book Friday na Amazon. Eu ando apaixonada por Twin Peaks.  Série estranhamente maravilhosa. É uma loucura total. Levei um tempo para me acostumar com a forma da narrativa e com a mitologia. Acho que é a melhor série de 2017. Assim como Laranja mecânica, posso dizer que Twin Peaks é caos e estranhamento ( 3 temporada disponível na Netflix).

Agora eu quero saber as respostas de vocês, leitores.

Ah, e caso se interesse por algum dos livros que citei, compre acessando os links abaixo e ajude o Garagem blue cult a crescer, please.

Cem anos de solidão: Amazon

Moby Dick: Amazon

Lavoura Acaica: Amazon

Twin Peaks: Amazon

Laranja Mecânica: Amazon

Nós: Amazon

Primeira estórias: Amazon

17 comentários
0

Veja também

17 comentários

marinalva agosto 30, 2017 - 10:33 pm

Boa noite, bem interessante esta Tag

Reply
Nilda de Souza agosto 30, 2017 - 11:00 pm

Sim, ela é ótima!

Reply
Karolline Vicente da Silva agosto 30, 2017 - 10:42 pm

Que TAG marvilhosa!!! Vou já escrever uma dessas para programar em meu blog, posso?
Muitos dos livros que você citou eu não conhecia, mas acabei percebendo que costumo ler muitos dos lançamentos e dos “queridinhos” do momento , e preciso parar para ler mais clássicos como os livros do Guimarães! <3 Obg pela TAG por essa ajudinha inconsciente. 😀

Um beijo, Karol Vicente.
http://www.palavrasambulantes.com/

Reply
Nilda de Souza agosto 30, 2017 - 11:00 pm

Ano passado eu fiquei assim também, lendo mais os lançamentos. Mas aí percebi que tenho que alternar. Tem muito coisa boa já publicada, o que falta mesmo é tempo para ler tantos livros.
Beijos

Reply
Beatriz Andrade agosto 31, 2017 - 11:46 am

Eu acho essa tag bem legal e gostei de ver as suas respostas. O único que eu li foi o Sombra de Um Anjo, mas li em um Book Tour e não tenho o livro. Essa expressão (ou o uso excessivo de qualquer outra) me irrita muito também.

Reply
Barbara agosto 31, 2017 - 5:31 pm

Oi.
Como uma boa compulsiva por livros, a sua lista acabou aumentando a minha lista de desejados. Tenho um carinho especial pela minha edição especial de cem anos de solidão porque ganhei do meu pai, mas essa edição realmente está de babar.
Antes eu não ligava muito para a edição, sempre cuidei muito bem dos meus livros e leio com cuidado para não estragarem, mas apenhas recentemente comecei a me encantar por essas edições de luxo…
Adorei a TAG, posso fazer-la lá no blog?

Beijos.

Reply
Nilda de Souza agosto 31, 2017 - 10:10 pm

Eu também comecei a olhar para outras edições a pouco tempo. Acho que tem a ver com esse negócio de acumular livros (risos)
Beijos

Reply
Lavínia Carvalho setembro 1, 2017 - 1:07 am

Eu tenho esse livro “Cem anos de solidão” capa dura, ganhei do meu avô, mas é uma edição muuuuito antiga haha, ainda não li, mas estou me animando para conhecer a história. Quanto aos outros livros, não tenho nenhum dos que você citou na sua TAG, mas tenho muita vontade de comprar Laranja Mecânica.
Beijos

Reply
Janiele Silva setembro 1, 2017 - 3:08 pm

Oiee amei a tag e com certeza eu quero essa edição de cem anos de solidão, esta perfeita, e não adianta quantas edições existirem sempre queremos todas elas não e mesmo?

linda suas escolhas!

Bjs

Reply
Fabrica Dos Convites setembro 1, 2017 - 5:30 pm

Acumuladores de livro é bom, super me identifiquei… kkkk
Terrível mesmo esta troca constante por conta de suas mudanças. Espero que logo sossegue em um lugar…
Bjs, Rose

Reply
Ana Paula Medeiros setembro 5, 2017 - 7:24 pm

Oi! Adorei a tag! Sou acumuladora de livros assumida, então me identifiquei muito com ela rsrs Não li nenhum dos títulos citados, mas vi o filme Laranja Mecânica e pretendo ler Cem Anos de Solidão e Lavoura Arcaica.
Realmente é um medo enorme perder os preciosos hehe
Beijos!

Reply
Ana Lícia setembro 6, 2017 - 1:32 am

Amei a TAG, bem cara de leitor mesmo. haha
Eu ultimamente estou desapegando bastante, tirando tudo que comprei faz um tempo e não li, e tirando livros que li e achei mediano. Mas tenho alguns livros que se encaixam nas perguntas, pois sempre temos aqueles queridinhos que não emprestamos e nem desapegamos. Haha

Reply
Raphaela Pachá setembro 6, 2017 - 1:03 pm

Oie, gosto bastante de tag, porém nunca participei de nenhuma. A sua tag achei bem interessante.
bjs

Reply
Déborah setembro 11, 2017 - 4:46 pm

Nossa, Nilda, é tag foi feita para pegar no nosso pé como leitores e compradores compulsivos.
Sou louca nessa edição de cem anos de solidão.

Reply
Luana Alves setembro 15, 2017 - 9:11 pm

Oi Nilda. Amei a tag. Confesso que tbm amo livros assim, mais velhinhos e com marcações de donos antigos. É como se eu pegasse um livro com duas histórias e enquanto leio uma, tento adivinhar a outra.
Amei suas fotos!
Beijos

Reply
Angélica setembro 27, 2017 - 2:44 pm

Oi, tudo bem?
Achei a TAG bem legal!
Sombra de um Anjo é um amorzinho da minha vida, li na época que foi lançado e desde então nunca mais deixei de ler nada da Ana!
Bjs

Reply
Ingrid outubro 13, 2017 - 9:10 pm

Adorei essa Tag!!! So de ler suas respostas já fui meio que elaborando as minhas, vou guardar pra fazer lá no ig! Xero

Reply

Deixe um comentário