Resenha || O Terceiro testamento | Christopher Galt

por Nilda de Souza

Eu adoro livros que fazem referências a outras obras. E se essas obras foram consagradas, melhor ainda.  O Terceiro testamento me ganhou por ter essa característica. Só para você ter uma ideia, vou citar duas dessas referências: Arthur C. Clarke e Ievguêni Zamiátin.

Mas o livro também me ganhou por ter uma trama intrincada, com eventos acorrendo em todo o mundo. Acho muito legal quando os autores conseguem dimensionar fatos ocorrendo em escala mundial. Não é algo fácil de se fazer.  

Em O Terceiro testamento há algo de muito estranho acontecendo. Muitas pessoas, em todo o mundo, andam tendo alucinações. Essas alucinações parecem tão reais que afetam os quatro os sentidos. Começa como uma sensação de Déjà vu, para logo em seguida se transformar em uma experiencia realista. Além das alucinações, pessoas estão se suicidando. Grupos de pessoas que nunca tiveram histórico de problemas psicológicos.  Esse surto de alucinações atinge a todos, inclusive a presidente dos EUA.

O tempo retorceu e se dobrou sobre si mesmo. O passado e o presente ficaram sobrepostos, os acontecimentos ocupando em concomitância dois lugares, e nenhum. É o que estamos vendo.

Christopher Galt

É com essa premissa que Christopher Galt (pseudônimo de Craig Russell) desenvolve uma trama em que destaca várias áreas da ciência, como: ciência da computação, neurociência, física quântica, psiquiatria, linguística, etc.

A história tem vários personagens, mas a trama central foca o psiquiatra e neurocientista John Macbeth. Ele é um cientista respeitado que está à frente de um projeto para criar uma inteligência artificial autônoma. Macbeth também anda tendo a sensação de Déjà vu. E mesmo ele sendo um homem das ciências e conviver com pessoas tão competente e inteligentes quanto ele, ninguém sabe ao certo o que está acontecendo.  E para completar, em momento assim de instabilidade, surge grupos religiosos fundamentalistas, pregando teorias do fim dos tempos; a mão de Deus atuando; castigo pelo fato do homem ter se afastado dos caminhos de Deus.

O que eu achei de O Terceiro testamento?

Foi uma ótima leitura, apesar de em alguns momentos eu achar que o autor se estendeu além da conta na focalização dos eventos de alucinações. A leitura flui muito bem, mesmo tendo muitos termos técnicos relacionados a patologias psiquiátricas. Christopher Galt tem o domínio da escrita. Os capítulos são curtos. Também gostei do fato de cada capítulo focar em um dos personagens, sendo que Macbeth aparece mais vezes.

Outro ponto interessante é que a trama se passa no presente. E os experimentos científicos são críveis. A explicação para a causa das visões é muito legal. Além disso, o leitor ainda acompanha o desenrolar de uma conspiração.

O Terceiro testamento é um livro para quem gosta do gênero. O leitor não vai encontrar um romance entre protagonistas, mas vai encontrar um dos pontos característico da ficção cientifica: a tecnologia sendo usada para criar hipótese dos caminhos da humanidade. Mas calma que aqui não tem máquina querendo dominar o mundo.  A grande questão (ou questões) é: as máquinas artificialmente inteligentes podem se tornarem tão complexas quando o ser humano? E ao tomarem forma de vidas humanas, elas não afetariam a dinâmica de todo o universo?

Também gostei muito da crítica ao fanatismo religioso. Não há no livro uma crítica e uma religião específica, mas a gente consegue perceber as sutilezas do fanatismo.

Todas as religiões judaico-cristãs, inclusive  islã, acreditam num Deus cuja existência é paralela ao mundo do Homem e numa Verdade que, por fim, será revelada aos fiéis. A interação entre o Homem e seu Deus, isto é, toda teofania bíblica, assume a forma de visões: sarças que ardem, colunas de fumaça, colunas de fogo…

Christopher Galt

Palavra final

O desfecho da narrativa é ótimo. Eu tentei imaginar alguns ao longo do livro, mas não consegui prever. Preciso dizer que a Editora Jangada fez um ótimo trabalho na edição. Se você é fã de sci-fi, então esse livro é para você.

Até a próxima resenha!

Comprar: Amazon 

Título: O TERCEIRO TESTAMENTO | Autor(es): Christopher Galt | Assunto: Ficção - Ação e Suspense | ISBN: 9788555390760  | Idioma: Português  | Tipo de Capa: Brochura | Edição: 1ª Edição 2017 | Número de Páginas: 416

*Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Pensamento

26 comentários
0

Veja também

26 comentários

Beatriz Almeida sobrinho agosto 3, 2017 - 4:40 pm

Nilda, Posso te dizer que após ler a resenha, esse livro me surpreendeu! Confesso que quando li o título e vi a capa, não me interessei muito, porém ao ler, adorei. Fiquei curiosa para saber o motivo das pessoas estarem tendo alucinações, e até imaginei um possível filme!

Abraços

Reply
Nilda de Souza agosto 3, 2017 - 9:05 pm

Sim, esse livro tem tudo para ser uma ótima adaptação para o cinema.
É surpreendente o motivo das alucinações.
Beijos

Reply
Tati Aponte agosto 3, 2017 - 6:12 pm

Oi Nilda, tudo bem?
Que bom que você teve uma boa experiência com a leitura de “terceiro Testamento”, isso acontece quando estamos com uma obra de boa qualidade em mãos. A temática é um tanto quanto diferente do que eu curto – sou daquelas que AMA a fofoca da literatura, ou seja, as biografias. Mas ok, gosto é gosto,não é?
Super beijo!

Reply
Nilda de Souza agosto 3, 2017 - 9:04 pm

Tati, Obrigada pelo comentário. Acredita que não gosto muito de biografias. Leio muito pouco esse gênero.

Beijos

Reply
Paloma Machado agosto 4, 2017 - 11:24 am

Oie , tudo bem?
Sinceramente esse não é um livro que eu compraria sem saber muito sobre ele, sua resenha foi ótima, gosto muito do gênero Ficção Científica, mas acho difícil achar um livro que me encante desse gênero. A temática dele parece ser bem diferente, e sua resenha me incentivou a colocar ele na lista e dar uma chance. Quem sabe é por ele que eu me encante? *-*

Beijos.

Reply
Livros da Beta agosto 5, 2017 - 8:55 am

Gente!!!! Conhecia apenas a capa deste livro, agora estou enlouquecida para ler!!! Adoro livros com esta temática, fico realmente fascinada. Este livro passará na frente de toda a minha lista de leituras, quero comprá-lo já semana que vem!

bjs

Reply
lilian farias agosto 5, 2017 - 1:15 pm

Eu também curto quando o livro faz referências a outras obras, Fabián e o Caos, que finalizei recentemente, faz isso. Sobre O Terceiro Testamente, não li, mas desde que vi sinopse, fiquei, no mínimo, curiosa. A capa também ajuda. Mesmo com a observação do autor ter se estendido em alguns momentos das alucinações, como você ressalta, só sinto vontade de ler.

Reply
Fabiana agosto 5, 2017 - 7:49 pm

Olá Nilda, tudo bem?
Vou te falar que romance é eu gênero favorito ever, mas eu gosto de varias e conhecer obras novas. Amei a premissa desse livro e a sua empolgação ao resenha-lo. A ideia de alucinações, uso de tecnilogia para mesclar os acontecimentos e o livro ser fluido me conquistaram. Sobre os autores se estenderem um pouco das descrições já tá ficando bem comum né? 9.3 é uma nota ótima.
Adicionado a lista de leitura com sucesso!
Beijos

Reply
Fábrica dos convites agosto 6, 2017 - 12:01 am

Que o autor passe veracidade no enredo que cria. Isso para mim faz toda a diferença. Não importa o quão maluco seja a história, se eu acreditar nela, ela passa a existir de verdade para mim.
Bjs Rose

Reply
lis Silva agosto 6, 2017 - 9:38 am

Olá!
Não conhecia a obra nem a autora, mas depois de ler a sua resenha fiquei bastante curiosa para ler! Obrigada pela dica!
beijos

a-lilianaraquel.blogspot.com

Reply
Camila de Moraes agosto 6, 2017 - 12:50 pm

Olá!
Já tinha lido algumas resenhas sobre essa história e está nos meus livros desejados. Apesar de ler pouco sobre ficção científica, toda resenha me deixou ansiando por conhecer com meus próprios olhos essa incrível leitura.
Sem dúvidas é aquela leitura que deixam marcas de reflexão.
Espero curtir assim como você!
Beijos!

Reply
Garotas Devorando Livros agosto 6, 2017 - 10:45 pm

Olá!

Eu gostei muito da sua resenha, bem escrita e bem explicada, mas infelizmente esse não é meu tipo de leitura, por isso, vou passar a sua dica para uma amiga que adora.

Beijos

Reply
Mia agosto 7, 2017 - 1:10 pm

Bah, me interessei! Gosto muito do gênero e fiquei particularmente atraída pelo livro pelo que você disse quanto à crítica feita sobre a religiosidade… É um ponto que sempre me chama atenção. Vou colocá-lo na lista.

;*

Reply
Karoline Tassoni agosto 7, 2017 - 7:37 pm

Olá, tudo bem?
Eu não conhecia esse livro mas sua resenha me deixou muito instigada a saber mais sobre a história. Anotei a dica já, beijo!

Reply
gabriela agosto 8, 2017 - 10:24 am

Uaaaaaau que livro!
Gostei muito do enredo de ciência, física e até mesmo psiquiatria.
Mesmo não sendo meu campo de leitura, fiquei bem curiosa com o desfecho.
Vou anotar sua dica.

Beijos e até a próxima.

Reply
Isadora Gazote agosto 8, 2017 - 12:33 pm

Não conhecia essa história! Estou entrando nesse mundo de sci-fi e quero ler mais e mais livros assim! Eu amei a indicação, a premissa a resenha me deixou super curiosa com a história! Adoro livros que envolvem o psicológico humano e nossa esse me lembrou um pouco Caixa de Pássaros! Adorei

Reply
Amanda agosto 8, 2017 - 5:04 pm

Adorei o livro, estou atrás de um livro com essa pegada ficção científica e as citações que você colocou me deixaram animada para a leitura. Espero ler em breve.

Reply
Déborah agosto 8, 2017 - 9:38 pm

Nilda, confesso que na hora que li o título do livro já senti que não ia curtir o livro e na medida que fui lendo a sua resenha a certeza só ficou mais forte.
Não curto ficção científica e é muito raro encontrar alguma que me agrade.
Sua resenha está muito boa, mas não ma agrado do livro.

Reply
Pamela agosto 8, 2017 - 9:57 pm

Olá Nilda, tudo bem?

Eu também cheguei a ler O Terceiro Testamento, mas ao contrário de você, não consegui me adequar tanto assim no enredo. Achei tudo muito confuso e por muitas vezes incômodo de tantas repetições. Uma pena, pois a temática é super pertinente.

Beijos

Reply
Pamela agosto 8, 2017 - 10:01 pm

Olá Nilda, tudo bem?

Cheguei a ler este livro também, mas diferente de você, não consegui me achar na leitura dele. Uma pena, pois o tanto de repetições acabou me afastando do propósito do livro.

Beijos

Reply
Vêvévi agosto 13, 2017 - 3:46 am

Oi,
Gostei muito da resenha e tenho certeza que vou gostar muito do livro também.
Fiquei bem curiosa com o final.
A capa está bem bonita se simples, mas o título não me agradou muito. Se fosse comprar pela capa/título para conhecer a história, nunca conheceria.
Beijos

Reply
Valéria agosto 13, 2017 - 10:12 am

faz tempo que nao leio algo na vibe, e até gosto… quando vi esse livro a primeira vez, senti que deveria fazer a leitura… tá na lista de desejados… bomsaber que os capítulos são curtos e ele flui bem, apesar de alguns termos mais ‘técnicos’…
bjs…

Reply
isabela ottoni marcelino agosto 14, 2017 - 10:54 am

Adorei!! confesso que sou a garota do romance, mas de uns tempos para cá tenho buscado gêneros diferentes, e esse me lembrou um livro que estou lendo, chama Um Tom Mais Escuro de Magia. Achei interessante essa ideia que o livro passa, fazendo relação entre a tecnologia e as emoções humanas, é muito interessante analisar esse tema mais a fundo.. faz a gente refletir sobre como sera nosso futuro. vou comprar com certeza, adorei a premissa do livro e sua resenha me deixou bem instigada a descobrir mais sobre a história por conta própria

Reply
Luana Alves agosto 14, 2017 - 12:19 pm

Acho que a sua reenha é a mais positiva que já vi sobre esse livro. Acho a sinopse bem intrigante e minha vontade de lê-lo se fortaleceu com sua nota 9!
Beijos!

Reply
Ana Caroline agosto 14, 2017 - 2:54 pm

Olá, tudo bem? Nossa parece ser um livro bom mesmo. Gosto também de histórias que fazem referências a outras também. Juro que não imaginaria ser uma ficção científica e por isso estou bem surpresa e animada. Gostei e com certeza leria. Adorei as suas fotos <3
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com.br

Reply
Quel agosto 15, 2017 - 12:10 am

Olá, adorei a resenha, parabéns…eu ouvi falar da obra no lançamentos, mas não dei tanta atenção. Depois de ler sua postagem fiquei curiosa para conferir.

Abraços

Reply

Deixe um comentário