Resenha || O livro da gratidão

por Nilda de Souza

Eu recebi O livro da gratidão de cortesia da Grupo Companhia da Letras – selo Fontanar. Confesso que não é um livro que eu compraria, pois dificilmente leio livros de conteúdos motivacionais, espirituais, autoajuda.  Bom, mas como a editora me enviou fui eu conferir do que trata o livro.

O livro da gratidão é de autoria da jornalista Carolina Chagas. É dividido em duas partes. Na primeira, a autora compila textos de autores variados que, de certa forma, abordam o tema gratidão. São mensagens que têm por objetivo inspirar os leitores. Achei interessante, além dos trechos, há também uma breve biografia dos autores.

A gratidão é o vinho da alma. Vá em frente. Embriague-se!

Atribuído a Rûmî

São autores das mais variadas vertentes, como: William Shakespeare,  Machado de Assis, Esopo, Clarice Lispector, Pablo Neruda. Traz ainda filósofos, como Cícero e Santo Agostinho. Há também trechos de obras São Tomás de Aquino e pensamentos de Papa Francisco, Sri Prem Baba, Mãe Stella de Oxóssi, Buda entre outros.

Na segunda parte tem um caderno de exercícios que possibilita o leitor refletir e praticar o ato de agradecer, com pequenas preces e textos para momentos de meditação. Há exercícios simples, como agradecer pelas refeições, manter em casa um pote da gratidão, onde será colocado preces de agradecimento.

A gratidão é a memoria do coração.

Atribuído a Antístenes
No fim das contas eu gostei de ler O livro da gratidão

É um livro para você ler com calma. E não precisa seguir uma ordem de leitura. Acho que o legal é poder revisitá-lo várias vezes.

Não sabia que autores que admiro haviam escrito sobre a gratidão. Fiquei curiosa para saber/ler os textos  em seus contextos originais ( de onde foram retirados).

A gratidão é o único tesouro dos humildes. 

Atribuído a William Shakespeare

O livro da gratidão ainda ganhou pontos comigo por causa da diagramação e das ilustrações que são belíssimas. É um livro pequeninho, com folhas coloridas, as ilustrações são de Helena Cintra.

Comprar: Amazon

Título original: O LIVRO DA GRATIDÃO | Capa: Estúdio Bogotá  | Páginas: 120 | Formato: 12.20 x 18.00 cm | Peso: 0.143 kg | Acabamento: Brochura | Lançamento: 17/04/2017 | ISBN: 9788584390625 | Selo: Fontanar

Veja também

9 comentários

haise agosto 17, 2017 - 10:55 am

Adorei a capa desse livro, é tão linda! Me faz imaginar como devem ser lindas as ilustrações de dentro. É sempre bom ler livrinhos assim <3

Reply
Morgana Brunner agosto 17, 2017 - 11:52 pm

Oiii Nilda tudo bem?
Esse realmente parece ser um livro incrível de ler lido, trazer uma mensagem muito importante e encantadora, adorei saber a sua opinião e realmente me encantaria em cada capítulo.
Beijinhos

Reply
Wesley Ítalo agosto 20, 2017 - 1:19 am

Não é um livro que eu compraria também, rsrs. Geralmente eu fujo de livros motivacionais e de autoajuda, mas achei esse muito fofo. A parte gráfica está muito linda , e essa questão da autora ter selecionado vários trechos sobre um tema específico e tão bonito , como gratidão, escrito por vários autores tão conhecidos e amados por nós é muito legal e certamente nos instiga a querer conhecer o texto completo de onde o fragmento foi tirado. Beijos do Wes ^^

Reply
Fabrica Dos Convites agosto 20, 2017 - 1:54 pm

oi Nilda, nteressante esta segunda parte com o caderno de exercícios. Não conhecia o livro, e a edição parece está muito bonita, boa para ter e dar de presente também.
Bjs, Rose

Reply
juliana agosto 21, 2017 - 9:50 pm

Oieee
primeiro achei a diagramação linda e essas ilustrações também, porém assim como você não seria um livro que eu compraria, porém achei a ideia e a mensagem do livro muito inspiradora.
beijos
e boas leituras

Reply
Beatriz Andrade agosto 21, 2017 - 9:58 pm

Assim como você, eu também não costumo comprar livros assim, mas acho que são presentes maravilhosos e se ganhasse eu ficaria encantada. Eu achei a edição linda e gostei de conhecer um pouco mais sobre a obra através da sua resenha.

Reply
Saga Literária agosto 22, 2017 - 6:52 am

Olá, Nilda! Tudo bem?

Esse livro é uma novidade para mim, bem como a editora. Achei essa capa linda e o projeto gráfico parece que ficou maravilhoso. Eu fiquei interessado na premissa, parece ser uma leitura que inspira. Gostei da sua resenha, das suas impressões, dica anotada!
Abraços

Reply
Mia agosto 23, 2017 - 1:31 pm

Que livro lindinho ♥ Não é bem um livro que eu compraria, mas acho que é um livro bacana pra pessoa ler após uma leitura pesada ou um dia ruim.

;*

Reply
Angélica agosto 23, 2017 - 7:18 pm

Oi, tudo bem?
Também não é um livro que eu compraria, mas ele está muito lindo, leria se ganhasse!
Bjs

Reply

Deixe um comentário