Resenha || Seis anos depois | Harlan Coben

por Nilda de Souza
Em “Se anos depois” (Harlan Coben, Editora Arqueiro) conhecemos a história de Jake Fisher, professor universitário, que se apaixona por Natalie Avery. Os poucos meses de paixão, entre Jake e Natalie, ocorreram quando os dois estavam em retiros próximos, o dele de escritor, o dela de artistas.
Quando Natalie rompe o namoro para se casar com Todd, um ex-namorado, Jake fica arrasado. Mas, mesmo assim vai ao casamento, para ver com os próprios olhos a mulher de sua vida se casando com outro.
No dia do casamento, Natalei pede a Jake que os deixem em paz. Jake cumpre a promessa por seis anos, até que a noticia da morte de Todd faz acender a esperança de ter Natalei de volta.
Prometa que vai nos deixar em paz.
A decisão de reencontrar Natalie leva Jake ao velório de Todd. Mas grande é a surpresa ao ver que a viúva é outra mulher, com dois filhos. A partir daí Jake se vê em volto em mistérios e perigos, em busca da mulher amada, que não quer ser encontrada.

 Eu sei que o Harlan Coben é aclamado, tem vários prêmios e excelentes críticas sobre o seu trabalho, mas para mim, “Seis anos depois”, não me conquistou.
O livro nos apresenta várias camadas de segredos, mistérios, com o objetivo de imprimir um estado de tensão, de suspense no leitor. Também tem humor linkado com a contemporaneidade. No entanto, parece que tudo só começa a funcionar lá pelo capítulo 26 (são 36 capítulos). Eu já não aguentava mais o tal o Jake e sua busca inconsequente pela a tal Natalei, que mal a conhecia, sejamos honestos.
Seis_anos_depois_02

Digo busca inconsequente, porque Jake não se importa com quantas vidas está pondo em perigo (amigos e alunos), em quanto tentava resolver os mistérios que envolvem o sumiço de Natalei.

O motivação da busca implacável não se sustenta

 Eu não consegui sentir esse amor tão grande por essa mulher.  Natalei não é uma personagem que sintamos empatia. Na verdade, não senti nada por ela, nem por Jake. A justificativa – amor da vida – usada por Coben para fazer Jake se envolver em uma busca implacável, não me convenceu, não me comoveu. Em vários momentos parece que era por pura curiosidade a procura de Jake. Ele não é burro em sua busca, consegue resolver os mistérios rapidamente, mas é que, para mim, não se sustenta a justificativa da procura.
Seis_anos_depois
Não sei se acontece com você, comigo sempre acontece. Sabe aquele sentimento de quando estamos buscando algo perdido, e não queremos, de forma alguma, pararmos de procurar até encontrarmos? Pois é, parece que é esse o sentimento que move Jake. Não tem nada a ver com amor.

Se autor tivesse usado outra justificativa, eu aprovaria o livro. Eu queria um final ousado, mas o que vemos é o que encontramos por aí em outros livros – soluções fáceis.
Livro: Seis anos depois
Autor: Harlan Coben
Assunto: Policial
Título Original: Six Years
Tradução: Ricardo Quintana
Onde comprar: Saraiva, Americanas e Cultura



(Essa resenha foi publicada anteriormente no blog Os nós da rede)

Veja também

1 comentário

schlichtes nageldesign julho 31, 2017 - 12:01 pm

Nail Art – Eine Mode beflügelt die Welt!
Gelnägel glänzen durchgehend mustergültig manikürt und versinnbildlichen Weiblichkeit.
Aber was verbirgt sich im Eigentlichen dahinter? Wer sich über das Gebiet “Gelnägel” informiert, fühlt sich
rapide von der Mannigfaltigkeit an verschiedenen Fach-Vokabeln wie
auch Ausstattungen überlastet. Inlays, Skelettblätter, Buffer,
Bits und ihre Kollegen, können den Interessenten schonmal leicht
durcheinander bringen. In Folge dessen instruieren wir
bezüglich Fragen über Nagelmodellage. Deshalb finden Sie innerhalb unserer Seite brauchbare Beiträge wie beispielsweise „Naturnagelverstärkung – Warum, wann und wie?“ wie auch zusätzliche vorteilhafte Vorschläge.
Darüber hinaus bieten unsere Inhalte ferner einige Anleitungen wie Sie Naildesign im Alleingang anfertigen können. An dieser Stelle entdeckt jeder gewiss was er sucht. https://gentryve0ur.tumblr.com/post/162940244419/trendige-jacketts-fuer-frauen

Reply

Deixe um comentário