Clarice Lispector para meninas e meninos | Celeção Antiprincesas

Infantil Resenhas

Clarice Lispector para meninas e meninos | Celeção Antiprincesas

 
Já tem um tempinho que eu queria iniciar minha Coleção Antiprincesas, livro que pretendo ler para os meus pequenos assim que eles tiverem idade para tal.
Se você ainda não conhece, a coleção Antiprincesas é uma publicação da Editora argentina Chirimbote, que traz histórias de mulheres inspiradoras e pioneiras. Aqui no Brasil os livros são distribuídos pela Sur Livro. Há também a coleção Antihérois. 
A proposta das coleções é apresentar histórias sobre a vida de mulheres e homens latino-americanos que foram protagonistas em suas áreas. 
Comprei o livro #3 – Clarice Lispector para meninas e meninos, de Nadia Fink, ilustrações de Pitu Saá. No Brasil já foram traduzidos os livro de Frida Kahlo e de Violeta Parra. Em breve, será publicado os livros: Eduardo Galeano, Julio Cortaza e Juana Azurduy.
 
Bom, sobre o livro. Ele é lindo, com belíssimas ilustrações, como vocês podem ver nas fotos. São poucas páginas. Inicia com um resumo biográfico, com aspectos pessoais da vida da escritora, focando, sobre tudo, nas obras, é claro. O livro tem uma escrita lúdica, que proporciona uma fluidez na leitura. Inclusive há voz de animais-personagem. Clarice era apaixonada por animais, isso é bem evidente. 

“Só não gosta dos animais quem teme sua própria animalidade”.

 
Livro que instiga a gente buscar as obras referenciadas.
Não vou aqui dizer que sou leitora de Clarice, mas já li algumas de suas obra, A hora da estrela, por exemplo. Fiz até uma resenha para meu outro blog Os nós da rede (Leia aqui). Também já li alguns de seus contos infantis.
 
O que eu achei do livro? Com certeza é um livro que inspira. A forma como foi produzido instiga, como eu já falei, a buscar mais sobre a vida e a obra da Clarice. Acho que com a leitura desse livro podemos iniciar com os pequenos uma reflexão sobre feminismo, esteriótipos, gênero, luta de classes, arte e história. 
Eu super indico o livro. Se vocês, assim como eu, estão preocupados em apresentar a seus filhas e filhos referências diferentes dos modelos estereotipados de princesas e princípios da Disney, essa coleção é uma ótima opção.   
About the author
Literamaníaca, seriemaníaca. Mãe de dois Dragões. Em metamorfose. Rezo para os deuses novos e antigos. Minhas jornadas são nas estrelas. A força está comigo. Não sei se tudo isso é verdade, só sei que foi assim.

13 Comments

  1. Olá!
    Adorei a resenha! Amo Clarice, e amo ainda mais a mulher forte que ela foi e as milhares de mulheres que ela representou em suas histórias. Ainda não tenho filhos, e por enquanto também não pretendo, mas esse livro seria um dos que eu mais leria para os pequenos. Pensando em comprar um exemplar para presentear minha prima pequena e já ingressar em debates de feminismo com ela, hahaha. Adorei a indicação.

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br

  2. ESSAS ILUSTRAÇÕES <33
    Sou apaixonada por livros infantis (ainda mais aqueles que tem ilustrações maravilhosas) e amei a ideia de criar uma coleção com a Frida Kahlo e a Clarice Lispector (entre outros) para o público infantil ^-^ acho tão importante que garotas (e garotos também) crescem conhecendo essas mulheres extraordinárias!
    Beijos,
    Jú!

    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/

  3. Adorei a proposta da coleção! Fico muito feliz com essa tendência atual de trazer histórias inspiradoras de pessoas reais a crianças. É algo que eu definitivamente leria para filhos, sobrinhos e afilhados.

  4. Que belas as ilustrações desse livro! Acho que, mesmo sendo infantil, eu fiquei super interessada em comprá-lo para minha coleção <3 Adorei a ideia de mostrar além dos esteriótipos de princesa. Vou ler para minha priminha 🙂

  5. Me deu vontade de ler só por conta das ilustrações! Que lindas! Acho bem bacana isso de livros introdutórios à literatura “adulta” para crianças. É bem importante. Não sou muito fã da Clarice, mas esse é o tipo de livro que eu gostaria de ler, de fato.

    ;*

  6. Sou doida por esse coleção, achei a ideia tão maravilhosa!
    As ilustrações são lindas e a diagramação das páginas também, com certeza vou comprar e ler quando tiver filhos. rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *